Notícias | 30 de agosto de 2005 | Fonte: Seguros.com.br

Katrina pode ser o furacão mais caro da história dos EUA

Os prejuízos do furacão Katrina para as companhias de seguros podem ser os maiores da história nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira um especialista do setor, no momento em que o furacão atingia o estado da Louisiana (sul).

Robert Hartwig, economista-chefe do Instituto de Informação em Seguros, disse que existe a possibilidade do Katrina superar os gastos de quase 21 bilhões de dólares com o furacão Andrew, em agosto de 1992, segundo cálculos em moeda corrente.

“Há estimativas que avaliam os danos do Katrina entre 12 bilhões a 25 bilhões de dólares”, disse Hartwig à AFP.

“O que estamos vendo é certamente uma das duas ou três tempestades mais caras da história”, acrescentou.

“Os clientes de seguros terão de se acostumar com os preços mais altos nas próximas décadas porque as atividades dos furacões tendem a se intensificar” Hartwig.

“As apólices de seguros já subiram para as pessoas que moram ao longo do Golfo do México e o sudeste da costa do Atlântico, em parte pelo que ocorreu ano passado, com quatro tempestades que causaram perdas de um total de 23 bilhões de dólares”, explicou.

“Além disso, os meteorologistas coincidem em dizer que estamos vivendo um período de várias décadas em que os furacões devem se tornar mais freqüentes e mais intensos”, acrescentou.

Hartwig explicou que “a atividade ciclônica se desenvolve em ciclos de 30 a 40 anos, e já estamos num desses, que poderia prolongar-se até 2020 ou 2030.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN