Notícias | 16 de dezembro de 2020 | Fonte: IRB Brasil RE

IRB+Inteligência aponta crescimento de 11,5% no faturamento das seguradoras em outubro

Boletim IRB+Mercado, relatório do serviço de inteligência do IRB Brasil RE que oferece ao mercado informações com base nos dados públicos da Susep, mostra que outubro foi o segundo melhor mês de 2020

O mercado de seguros fechou outubro com alta de 11,5% no faturamento (prêmios emitidos), na comparação com o mesmo período do ano passado, indicando processo de retomada da atividade econômica no país. É o que mostra o Boletim IRB+Mercado, relatório divulgado hoje (16/12) pelo IRB+Inteligência, serviço de inteligência de dados do IRB Brasil RE.

Foi o segundo melhor mês de 2020, com crescimento em quase todas as linhas de negócios (o boletim não considera os ramos de DPVAT, saúde, VGBL, PGBL e demais linhas de previdência), ficando atrás somente de setembro, que registrou alta de 17,4%.  No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o aumento é de 4,4% em relação a 2019. O segmento de seguros rurais teve a maior alta, com R$ 6 bilhões em prêmios emitidos no acumulado de janeiro a outubro de 2020. 

Enquanto o segmento de automóveis voltou ao patamar de 2017, atingindo o faturamento de R$ 28,7 bilhões no acumulado dos dez primeiros meses desse ano. Os prêmios cedidos às resseguradoras brasileiras também registraram alta. Em outubro, de acordo com os dados públicos divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) analisados pelo Boletim IRB+Mercado, as seguradoras cederam 65,3% mais prêmios nas operações de resseguro (o boletim não considera os ramos de DPVAT, saúde, VGBL, PGBL e demais linhas de previdência) em relação a outubro de 2019.

No acumulado do ano, o crescimento chega a 33,5% como reflexo do aumento de repasses em quase todas as linhas de negócios. O Boletim IRB+Mercado também aponta que a proporção das despesas com sinistros ocorridos em relação ao faturamento alocado em outubro (prêmios ganhos do mês) melhorou em 3,2 pontos percentuais na comparação 2020 com 2019.

No acumulado do ano, o índice recuou 2,2 p.p. caracterizando, em linhas gerais, melhoria das margens no conjunto das seguradoras brasileiras. O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros e resseguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep, com foco nos seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A análise, que é publicada mensalmente, está disponível, na íntegra, no site da companhia (www.irbre.com).

No mesmo endereço, o IRB oferece ainda um painel de dados interativo, que permite fazer consultas dinâmicas aos dados. O Dashboard IRB+Mercado Segurador, como é chamado, foi desenvolvido pelo ressegurador, é gratuito, de fácil acesso e traz informações de todo o setor. 

______________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN