Notícias | 1 de julho de 2020 | Fonte: CQCS

IRB está em busca de capitalização

O presidente interino do IRB, Antônio Cássio dos Santos, através de uma videoconferência com jornalistas, elogiou o trabalho feito pela gestora de recursos Squadra, que em fevereiro questionou em relatório os resultados do ressegurador. De acordo com uma matéria veiculada ao Valor Econômico no último dia 01 de julho, Antônio Carlos afirmou que quando se aposentar e passar a dar aulas, vai explicar aos alunos o que chama de “Squadra effect”.

A matéria do veículo também abordou a questões relacionadas relatório, que apontava inconsistências nos números e resultados inflados. Santos, no entanto, explicou que a maior parte do ajuste foi relacionado a previsões e estimativas para o pagamentos de sinistros, que foram avisados, mas não contabilizados.

“O momento é de reflexão para empresários cuja contabilidade é baseada em provisões. Numa resseguradora, 80% da contabilidade é baseada em expectativas”, afirmou o executivo. “Quando há evidência de um valor sobre um determinado evento, a resseguradora tem que reconhecer o valor, pelos princípios de contabilidade. Não pode haver qualquer procrastinação com relação ao prazo”, disse.

Como os sinistros não foram adequadamente lançados, na revisão dos resultados, eles acabaram levando à insuficiência das provisões técnicas do ressegurador.

Ontem, no entanto, esclareceu que a revisão dos resultados levou à insuficiência das provisões no fim de 2019, no valor de R$ 1,4 bilhão. Em março de 2020, ele cresceu para R$ 2,1 bilhões, por conta do câmbio.

Antonio Carlos reforçou que a empresa é “robusta e solvente”, sem apresentar nenhum problema de liquidez no curto prazo, que define por um período de 36 meses. Ao mesmo tempo, foi claro ao afirmar que a capitalização é necessária para o futuro.

“As medidas que tomamos até aqui foram suficientes para trazer o barco a um porto seguro. Mas um barco não existe para ficar num porto seguro. Nosso negócio é a volatilidade das ondas, é estar com as velas postas e em alto mar.”

O executivo também contou que chegou a olhar uma operação de dívida ou de ações em abril, mas que por conta da crise atual, o custo estava alto e então a empresa preferiu não acessar o mercado por não ter problemas de solvência. “Com o processo de capitalização e a conversão de ativos livres em ativos garantidores criaremos um colchão na companhia suficiente não só para arrumar o enquadramento regulatório como para estabelecer bases para o desenvolvimento futuro da empresa”, afirmou.

___________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN