Notícias | 23 de janeiro de 2017 | Fonte: FSB Comunicação

IRB Brasil RE restaura jardim de Burle Marx e painéis de Paulo Werneck

IRB Brasil RETombado pelo IPHAN nacional, prédio secular da resseguradora inaugura áreas revitalizadas

Recentemente, o prédio do IRB Brasil RE foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em âmbito federal. Foram incluídos no tombamento a cobertura, os materiais de acabamento, os vãos e esquadrias originais, além dos demais elementos arquitetônicos e decorativos originais das fachadas.

No projeto original, a cobertura do prédio contava com um jardim do paisagista Roberto Burle Marx e sete painéis de mosaico de autoria de Paulo Werneck, ambos integralmente recuperados. O responsável pela revitalização do terraço-jardim é o escritório de paisagismo Burle Marx, seguindo os conceitos originais do projeto modernista da década de 40. O mesmo ocorre em relação aos painéis de Paulo Werneck, em que o escritório do artista conduz o projeto.

Com 11.100 m2 de área total, a edificação teve seu tombamento municipal provisório decretado pelo IPHAN-RJ em 2006. Embora algumas reformas tenham sido realizadas ao longo da história da edificação, modernizando as áreas internas dos pavimentos, os elementos fundamentais que caracterizam o edifício, assim como suas fachadas, estão em bom estado de preservação. A proposta de tombamento foi solicitada pelo valor artístico do edifício, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna desenvolvida no Brasil.

Projetado pelos irmãos M.M.M. Roberto (Marcelo, Milton e Maurício), o prédio foi construído em 1941 em um novo espaço no centro do Rio de Janeiro, gerado pelo desmonte do Morro do Castelo. Esta foi uma das primeiras obras construídas no Brasil a empregar os chamados cinco pontos da arquitetura moderna criados por Le Corbusier: pilotis, janela em fita, estrutura independente, planta livre e terraço jardim.

A participação de Burle Marx no projeto ficou por conta do desenho das calçadas voltadas para a Avenida Franklin Roosevelt e na concepção do terraço-jardim, que também contava com as obras de Paulo Werneck. Em 1948, o prédio foi reconhecido pelo Royal Institute of Britsh Architects (RIBA) como uma das 20 melhores obras da época.
Sobre o IRB Brasil RE

Fundado em 1939 e presente em mais de 40 países, o IRB Brasil RE é líder em resseguros no Brasil e tem como principais acionistas os três maiores grupos financeiros do país. Privatizado em outubro de 2013, o IRB é hoje uma empresa muito mais ágil, atenta ao desenvolvimento sustentável e com plenas condições de oferecer cobertura para riscos em todas as linhas de negócios, nos cinco continentes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN