IRB baixa taxa de juro para 1,94% ao mês

11/07/2003 / FONTE: Jornal do Commercio


Em um ano, IRB Brasil Re elevou os juros mensais aplicados no parcelamento do prêmio de resseguro em 36,6%. A taxa mensal pulou de 1,42%, em julho do ano passado, para 1,94%, em julho último.
A taxa de juro do resseguro, entretanto, está bem abaixo da praticada pelas seguradoras em parcelamentos do ramo de automóvel, o mais expressivo do mercado. Neste caso, as taxas variam de 3% a 3,5% ao mês, para pagamento do seguro em até dez prestações (1+9).
As taxas do IRB vinham aumentando progressivamente desde agosto de 2002, quando foram fixadas em 1,38% ao mês. Os aumentos mais expressivos foram de outubro para novembro de 2002 (de 1,49% para 1,69%) e de dezembro de 2002 para janeiro do atual exercício (de 1,76% para 1,91%).
Queda
Em março deste ano, as taxas atingiram o patamar de 2%, mas caiu pela primeira vez, desde setembro de 2002, para 1,98% em junho. Em julho, a taxa mensal voltou a baixar, ao ser estabelecida em 1,94%.
A expectativa no mercado é a de que, acompanhando a tendência do mercado financeiro, os juros nos parcelamentos de seguros e de resseguros voltem a cair nos próximos meses.
No resseguro, há seguradores apostando na possibilidade da taxa mensal fechar o ano no patamar de 1,30%.

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: