Notícias | 9 de dezembro de 2015 | Fonte: Tribuna da Bahia

IPVA alto: confira as dicas de como reduzir as despesas do seu veículo

Desconto no imposto, seguro sem análise de perfil e aplicativos são algumas opções para reduzir custos
O ano de 2016 nem bem começou e as contas já estão chegando. Levantamentos apontam que as despesas com um carro popular ultrapassam R$ 10 mil por ano.

E em tempos de crise fica ainda mais difícil arcar com gastos como IPVA e a alta no preço do combustível; se a previsão é de queda de 3,3% no imposto em São Paulo, cidades como Rio de Janeiro terão alta de 3%. Para poupar, a Bem Mais Seguro lista algumas dicas:

1. Desconto no temido IPVA

É possível reduzir o valor aparentemente fixo do IPVA. Basta pedir a Nota Fiscal Paulista e solicitar o abatimento, ao invés de sacar o dinheiro. O veículo só precisa estar no nome do usuário cadastrado no programa.
Outra dica é calcular se vale a pena utilizar o desconto para pagamento à vista do imposto, que em São Paulo é de 3%, por exemplo. De todas as formas, evite fazer empréstimos com juros altos para quitar a dívida.

2. Opte por seguro sem análise de perfil

Seguro não precisa custar mais caro dependendo do motorista. “No caso de um condutor de 20 anos, o seguro pode custar mais que o dobro do que o contratado por uma pessoa de 40 anos. Como alternativa, a Bem Mais Seguro disponibiliza a proteção para o carro sem análise do perfil do segurado, levando em conta apenas o modelo, ano do veículo e local de circulação”, esclarece Marcello Ursini, presidente da corretora.
A proteção básica – contra roubo e furto – pode ser adquirida pela internet a partir de R$ 69 por mês e há opção de contratar coberturas adicionais, como colisão total e assistência 24 horas.

3. Aplicativo para o combustível

O motorista já sentiu a diferença no bolso na hora de abastecer. Os combustíveis tiveram altas significativas em 2015, com o preço do etanol, diesel e gasolina disparando.
Caso o carro seja flex, uma dica são os aplicativos Álcool ou Gasolina, Chefia? ou Econoflex, que calculam qual tipo de combustível fica mais em conta na hora de encher o tanque. Já os apps Gazo e Combustíveis mostram os postos mais próximos e os respectivos preços, facilitando encontrar o menor valor.

4. Manutenção em dia

Pode parecer uma atitude simples, mas fazer a manutenção periódica do carro ajuda a evitar gastos maiores no futuro. Por exemplo, manter o pneu com a calibragem correta economiza até 20% de gasolina.
Não deixe também de dar atenção ao filtro de ar, troca de óleo, pastilhas de freio, entre outros. Já ao buscar uma peça de reposição, tente cotar e comprar os acessórios pela internet. Algumas lojas online até oferecem instalação grátis do item.

5. Estacionamento barato

Quem tem seguro para o carro tem a tranquilidade de poder parar na rua, já que a o produto protege contra roubo e furto. Porém, com cada vez menos vagas nas vias, a saída acaba sendo pagar para parar.
O motorista que opta por estacionamento tem os aplicativosParAli e Let’s Park como saídas para localizar as opções mais próximas e comparar os preços.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN