Notícias | 18 de março de 2020 | Fonte: CQCS

Investigação apura fraude com mais de meio milhão envolvendo seguros

O site ClicRDC, de Chapecó, em Santa Catarina, diz que nessa segunda-feira, dia 16, aconteceu uma operação para apurar fraudes na concessão de seguros de vida e Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Segundo o site, a Polícia Civil informou que pelo menos seis médicos e três advogadas são investigados por atestar falsas incapacidades e auxiliar no encaminhamento de pedidos indevidos. Outras vinte pessoas também são investigadas.

Em 28 casos analisados pela Polícia Civil, o valor em indenizações indevidas supera os  R$ 700 mil. Na Operação, intitulada “Morbus Falsum”, cerca de 33 policiais civis cumprem oito mandados de busca e apreensão em endereços comerciais de Chapecó e Xanxerê (SC). A investigação iniciou em agosto de 2019, pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó com apoio dos agentes do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do município.

De acordo com a Polícia Civil, empresas que assessoram pedidos de indenização de Seguros de Vida e de DPVAT, nos dois municípios, atuam de forma indevida. Os policiais afirmam que os beneficiários não possuem o direito a indenizações – seja porque não apresentam as limitações físicas atestadas, porque os pedidos foram encaminhados antes do final do tratamento médico e fisioterápico ou muito após o prazo legal. 

Para apurar casos similares e envolvimentos de outras pessoas – inclusive, agentes públicos que atuam em hospitais da região -, a investigação continua a ser realizada pelos policiais. A suspeita, de acordo com a Polícia Civil, é de que esses profissionais repassam às assessorias informações pessoais e sigilosas de vítimas de acidentes. 

A Operação foi nomeada por conta da expressão do latim, “morbus falsum”, que faz referência ao ato de atestar problemas de saúde de forma falsa para receber indenizações.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN