Notícias | 16 de novembro de 2005 | Fonte: O Globo

Interbrazil é outro alvo da comissão

Deputados vão investigar influência de irmão de Palocci

BRASÍLIA. As atividades da Seguradora Interbrazil também serão investigadas pela CPI dos Correios nessa semana. A CPI já tem elementos para provar as irregularidades que permitiram à pequena empresa firmar contratos acima do que poderia bancar, deixando um prejuízo que soma R$20 milhões. O dono da seguradora, André Marques, já depôs e, segundo parlamentares, ficou claro que mentiu. E o superintendente da Superintendência de Seguro Privado (Susep), Renê Garcia, já admitiu à CPI que houve irregularidades. Mas os parlamentares envolvidos na investigação querem desvendar melhor as conexões políticas que sustentaram a atuação da Interbrazil, especialmente se elas incluem Adhemar Palocci, irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

— A CPI constatou que houve tráfico de influência. A Interbrazil teve tratamento diferenciado — diz o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

Adhemar Palocci foi nomeado diretor da Eletronorte depois das eleições municipais. Ele foi secretário do ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson, do PT. Correspondência eletrônica em poder da CPI, revelada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mostra que Marques pagaria despesas da campanha de Wilson à reeleição a pedido de Adhemar. Suspeita-se que o irmão do ministro tenha feito tráfico de influência junto ao Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e junto à Susep para dar projeção à Interbrazil.

O sub-relator da CPI que cuida das investigações relativas ao IRB, deputado Carlos William (PMDB-MG), deverá ser cobrado esta semana sobre os resultados de sua apuração. William afirma que a Interbrazil deve ter tido padrinho político, mas alega que precisa obter os documentos que estão em poder da Polícia Federal e da Justiça Federal em São Paulo. Ele apresentou requerimento para a convocação de Adhemar, ainda não votado. O deputado Eduardo Paes criticou ontem a conduta de William e disse que vai pedir sua destituição do posto de sub-relator. William assinou o requerimento de prorrogação da CPI dos Correios e depois retirou a assinatura.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN