Notícias | 26 de novembro de 2021 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Inteligência Artificial ajuda a reduzir fraudes e otimiza processos no mercado de Seguros

Em diversos setores, o uso da inteligência artificial já é uma realidade. Até o início da pandemia, o mercado segurador fazia uso de soluções tecnológicas de maneira ainda tímida. No entanto, a nova realidade fez com que as empresas acelerassem seus processos de digitalização e buscassem na tecnologia aliados para a solução de problemas e encurtamento de distâncias. “Com o uso destas ferramentas conseguimos reduzir desperdício de tempo de quem tá fazendo trabalho braçal. É possível automatizar processos repetitivos, dando autonomia para quem tá na ponta usando o sistema”, afirmou o CTO ST IT, Renato Calabro, durante o CQCS Insurtech & Innovation.

Uma das possibilidades é a utilização da inteligência artificial para identificação de documentos e também extração de dados dos mesmos. Com isso, as seguradoras podem reduzir as possibilidades de fraudes nos pedidos de indenizações. “Jogamos os dados que temos no sistema e a máquina vai aprendendo e buscando padrões. Com isso, é possível comparar requisições e identificar quando ela já foi usada outras vezes, reduzindo a possibilidade de fraude”, explicou Calabro. Os dados que o ambiente virtual gera são outro ponto fundamental para a aplicação da tecnologia.

De acordo com o Business Development Manager da Friss, Iván Ballón, não bastam apenas dados, eles precisam ser relevantes. “Para aplicar a IA precisa de muitos dados para criar um modelo. Sem dados disponíveis, ou dados irrelevantes, pode ser difícil encontrar soluções efetivas”, destacou. Além de reduzir fraudes, os dados auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e soluções. O Head Comercial de Seguros Neurotech, Daniel Gusson, ressaltou que com a combinação dos dados, é possível as operadoras perceberem que pontos do processo precisam de mais atenção e onde pode ser melhorada a usabilidade do usuário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN