Notícias | 31 de janeiro de 2022 | Fonte: Revista Apólice

Inteligência Artificial acelera processo de sinistro e impulsiona seguro auto

A Atos firmou parceria com a Tractable, que desenvolve Inteligência Artificial para acelerar o processo de sinistro automotivo

Atos firmou parceria com a Tractable, que desenvolve Inteligência Artificial para acelerar o processo de sinistro automotivo. Agora, por meio das conexões e infraestrutura da Atos, as seguradoras brasileiras poderão usar IA para acelerar todos os aspectos de uma reclamação de seguro de automóvel, ajudando a devolver os carros aos motoristas mais rapidamente do que era possível.

Globalmente, a Tractable trabalha com as principais seguradoras, incluindo Tokio Marine, MS&AD, Ageas e Covéa, e sua IA processa milhões de veículos e mais de US$ 2 bilhões em sinistros de automóveis e compras de veículos por ano. Por meio da tecnologia no First Notice of Loss (FNOL), as seguradoras podem preencher os sinistros para os segurados em até 3 minutos, ao invés de semanas.

“O setor automobilístico do Brasil oferece oportunidades incríveis para empresas que oferecem tecnologia de ponta e, com a parceria com a Atos, os benefícios da nossa Inteligência Artificial estarão agora disponíveis em todo o País. Estamos ansiosos para trabalhar com seguradoras, reparadores, frotistas e montadoras brasileiras para tornar suas operações mais eficientes, ajudando-as a proporcionar uma melhor experiência para o motorista”, afirma Bruno Ferreira, CRO da Tractable.

Após o treinamento com centenas de milhões de fotografias de acidentes automobilísticos, os algoritmos aprendem com a experiência adquirida analisando uma grande variedade de exemplos diferentes. A Inteligência Artificial da Tractable consegue avaliar a extensão dos danos a um veículo e gera uma estimativa das ações a serem tomadas, incluindo operações e reparo, pintura e custo de acabamento, em poucos minutos, muitas vezes sem a necessidade de intervenção manual. Isso permite que não só as seguradoras acelerem os processos, mas também que as oficinas consigam aumentar a produtividade com a ajuda da tecnologia.

Para Hemerson Mota, líder do mercado de Seguros na Atos, o Brasil está trabalhando para revolucionar o mercado financeiro e bancário por meio de inovações como o Pix e o Open-Finance (Open Banking e Open Insurance). Inclusive, uma das grandes tendências para os próximos anos é o Open Insurance, que tem como objetivo facilitar o acesso do consumidor a produtos e serviços de seguros. Com o crescimento da transformação digital no segmento, alguns processos e etapas do sinistro, por exemplo, que existem há décadas, podem se tornar mais eficientes, beneficiando toda a cadeia envolvida: seguradoras, oficinas e o consumidor.

“Estamos muito felizes com essa parceria. Além das soluções de infraestrutura, ajudaremos a Tractable com questões relacionadas às leis locais, como a LGPD. Também atuaremos como um canal de vendas exclusivo, oferecendo serviços para seguradoras parceiras”, ressalta Mota. “Juntas, Atos e Tractable reforçam sua presença no mercado brasileiro com oportunidades já identificadas para ajudar o segmento de seguros a crescer por meio da transformação digital, finaliza o executivo. “Essa parceria reforça o nosso foco de oferecer soluções de negócio, com tecnologia, segurança e agilidade para apoiar na jornada de transformação digital dos nossos clientes, e que, neste caso, beneficia toda a cadeia envolvida no sinistro automotivo”, complementa Nelson Campelo, CEO da Atos.

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