Notícias | 1 de outubro de 2019 | Fonte: CQCS

Insurtechs testam tendências para a indústria de seguros

O repórter do jornal Valor Econômico, Sérgio Tauhata, acompanhou o ITC que aconteceu em Las Vegas. Ele constatou que a atuação das insurtechs tem trazido inovações para o segmento de seguro automóvel e, por isso, acaba servindo como uma espécie de laboratório de tendências para a indústria como um todo.
Em reportagem para o jornal ele mostra que a adoção da telemetria avançou com a popularização dos smartphones e destacou a atuação da Cambridge Mobile Telematics (CMT) que desenvolveu um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

O presidente do ITC Insuretech Connect, Caribou Honing, cita a recente iniciativa da Porsche de oferecer seguro personalizado aos seus clientes. “A montadora está mudando a forma de distribuição de seguros para seus consumidores e a agregando valores muito específicos, afinal quem melhor conhece os compradores de Porsche senão a própria Porsche?”, pondera.
A marca alemã de carros esportivos de luxo lançou o produto em junho. A ideia da montadora é que o preço da cobertura esteja atrelado à quantidade de quilômetros rodados, porque, na experiência da empresa, os donos de Porsche não costumam rodar a média de 15 mil quilômetros por ano de veículos mais populares. A aferição será feita de um modo simples: o proprietário simplesmente vai tirar uma foto do hodômetro e enviar para a companhia.
Willian Powers, CEO da Cambridge, destacou que a telemetria ajudou a tornar mais eficiente a precificação de seguros de veículos e reduz custos ao ajudar a diminuir o número de acidentes, além de atuar na automação de processos de sinistros.

Dados coletados em mais de 65 milhões de viagens de carro, mostra que houve distração do motorista em 36,1% dos casos no ano passado, causada basicamente pelo uso de celular enquanto dirige.
Baseado na telemetria do motorista, o aplicativo da insurtech indica soluções para melhorar o comportamento no trânsito e calcula um score, ou seja, uma nota para a atuação. O presidente da seguradora Allstate Personal Lines, Glen Shapiro, afirmou que no futuro esse ‘driving score’ será usado por qualquer operadora para calcular o valor da apólice.

A reportagem mostrou ainda que a TaqWay, uma startup com sede nos Estados Unidos e com um escritório em São Paulo, desenvolveu um sistema de localização e telemetria com foco na proteção do veículo. A solução não usa o GPS e sim um modelo de triangulação baseado no aplicativo desenvolvido para smartphones e um dispositivo, pouco maior que uma caixa de fósforos, criado pela insurtech.

O aplicativo incorpora ainda uma função preditiva: a caixinha “sente” se o veículo começar a se mover, mas o motorista está longe e envia um aviso. Além da telemetria, novos modelos de negócios começam surgir e a mudar a relação dos consumidores com as seguradoras.

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