Notícias | 1 de julho de 2021 | Fonte: CQCS

Insurtech quer ajudar corretores a aumentar as vendas

A Sintseg pratica a filosofia do ganha-ganha. Muitas vezes, de um lado, os corretores reclamam que as seguradoras não atendem suas necessidades. Do outro, as seguradoras se justificam, dizendo que facilitaram a vida do corretor ao colocar tudo em aplicativo, API ou site. Mas ajuda?

 A startup foi criada por Arildo Bertan e Carlos Giorgi, ambos com experiência no mercado de seguros, na área de tecnologia. Arildo trabalhou na Porto, UASEG e Mitsui e Carlos desenvolveu projetos na Sompo, Liberty, MAPFRE, Generalli e Mitsui.

 Carlos diz que as seguradoras afirmam serem digitais, mas ainda faltam alguns detalhes nessa jornada, e aí é que a Sintseg aparece. “Percebemos que alguns corretores com projetos especiais precisavam de alguma forma se conectar com a seguradora e não conseguiam. A seguradora tem o produto disponível, mas não tem equipe focada para atender a necessidade de conexão do corretor que vai de seguradora em seguradora em busca de solução e, por vezes, sem sucesso”, disse.

 O corretor de seguros, especialista em risco empresarial e benefícios, William Henrique Braga Wolff, sentiu na pele a dificuldade de se integrar a uma seguradora. Ele conta que criou uma corretora especialmente para trabalhar com grandes projetos, mas não estava conseguindo fazer a conexão entre o canal de vendas com as seguradoras, foi então que conheceu a Sintseg, uma startup que quer fazer a conexão entre corretores e seguradoras. “O que a Sintseg entrega hoje, ninguém faz. Tenho canais de vendas que atingem determinados públicos e consigo fazer a conexão graças a plataforma deles. Consegui fazer as vendas de forma automática”, disse William.

Arildo Bertan destaca que ao simplificar as conexões no mercado segurador é possível gerar bons negócios ao menor custo possível. “Acreditamos que não é só uma questão tecnológica, mas sim de empatia e entendimento das necessidades comerciais”, diz.

Por isso, ele ressalta que a Sintseg pode ofertar a solução que entende as necessidades dos corretores e suas dificuldades em se integrar com as seguradoras. “Respeitamos as soluções geradas pelas seguradoras e sabemos como conectá-las aos canais de vendas”, explica.

Carlos ressalta que o corretor procura a seguradora porque quer vender, tem o canal, mas nem sempre consegue um braço de TI para viabilizar seu projeto.  “Vai sair caro e nós podemos fazer essa integração com um custo muito menor, tornando o projeto viável tanto para o corretor quanto para a seguradora”, disse.

 A Sintseg nasceu, de fato, em 2020, mas os sócios já vinham conversando antes sobre as necessidades que viam no mercado de seguros. “Depois de 30 anos de experiência, percebe-se claramente que a função de tecnologia na seguradora é atender a seguradora, dentro dos critérios e prioridades estabelecidos pelos seus Líderes.”, diz Arildo.

 Ele acrescenta que a área de TI da seguradora construiu o portal, o sistema de cálculo, a API e considerou o trabalho entregue. “Mas ele constrói isso para 4 ou 5 produtos, conforme a demanda, porém a seguradora tem muitos produtos e nem todos serão atendidos pela construção feita. Do seu lado, os corretores vão para os produtos rentáveis que exigem deles um operacional que infelizmente, por não terem essa conexão digital, são obrigados a colocar alguém para fazer o trabalho e a margem deles somem”, explica. Arildo diz ainda que a Sintseg reaproveita o que a seguradora tem. “Nós aproveitamos as APIs disponíveis e geramos APIs para novos produtos”, sintetiza.

 A SintSeg viabiliza projetos especiais, worksites, vendas em plataformas de marketing, marketplace. “Utilizamos a tecnologia aliada à nossa experiência de mercado. Desenvolvemos a fábrica de produtos para automatizar os produtos que ainda não estão automatizados pelas seguradoras, por exemplo RC, GLOBAL, Vida…”, enfatiza Carlos.

 Carlos conta que a Sintseg já vem trabalhando com corretoras de seguros e tem buscado parcerias para expandir. “Estamos trabalhando com a consultoria Extractta que nos dá suporte no processo de distribuição da SintSeg e nas estratégias de inovação”, diz.

 Arildo e Carlos perceberam como ajudar na expansão do mercado de seguros reduzindo o abismo entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pelas seguradoras e as funcionalidades desejadas dos canais de vendas. “Nosso compromisso é acelerar vendas, de forma segura e integrada, ao menor custo operacional possível.”, complementa Arildo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN