Notícias | 22 de agosto de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Insumo rural terá cobertura de seguradora

Apólices para cana, soja e milho. O agricultor brasileiro tem mais uma alternativa para se proteger de problemas climáticos na safra 2003/04: o seguro sobre insumos. As estimativas são de que insumos como sementes, adubos e defensivos representem 40% dos gastos do agricultor para plantar.
O produto, aprovado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) no final de junho, começa a ser distribuído neste mês no noroeste do Estado de São Paulo, região conhecida como a “Califórnia brasileira” pela sua riqueza. Serão contempladas as culturas de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão e amendoim.
“A vantagem é que o custo dessa apólice chega a ser a metade do seguro agrícola convencional”, afirma Luis Alcides Vidigal, diretor da corretora Prisma Seguros, distribuidora do produto da Companhia Mutual de Seguros. A taxa do seguro de insumos para o cultivo de milho, por exemplo, é de 2,3%. No seguro agrícola convencional, que cobre toda a produção, a taxa é de 4,5% sobre o valor segurado.
A empresa está de olho num mercado que movimenta R$ 10 bilhões por ano com vendas de adubos, sementes e defensivos.
Embora o Brasil seja um dos maiores produtores mundiais de grãos, o seguro rural movimentou apenas R$ 56 milhões no primeiro semestre. Apenas 4% da safra brasileira é segurada, em relação aos 75% registrados nos Estados Unidos.
Página B-12(Gazeta Mercantil/Página A1)(Lucia Kassai)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN