Notícias | 29 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS Innovation

Inovação e tecnologia ajudou a Icatu Seguros a se adaptar ao novo normal

Não foram poucos os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A crise global acelerou transformações mundo afora e fez nascer um novo consumidor, ao mesmo tempo mais exigente e mais conectado. Empresas passaram a adotar novos hábitos e rotinas, com o home office ganhando força. 

 

Patrocinadora do CQCS Innovation Latam, que terá sua 4ª parada em 30/09, e uma companhia referente quando o assunto é inovação, a Icatu Seguros acompanha de perto o comportamento da sociedade, sempre atenta às demandas e necessidades de seus clientes e parceiros de negócios para desenvolver produtos customizados e diversificados. Logo no início da pandemia, a companhia precisou agir rápido para se adaptar ao novo cenário.

 

“Repentinamente, tivemos que nos adaptar a essa realidade de agir rapidamente para que toda nossa equipe pudesse trabalhar remotamente assegurando ainda mais o bem-estar e a segurança de todos os colaboradores, sem prejudicar a proximidade e o atendimento de excelência prestado aos clientes e parceiros. Na Icatu, disponibilizamos gratuitamente aos nossos clientes com nossa proteção completa financeira Vida + Previdência até o fim do ano, por exemplo, um serviço de telemedicina com atendimento virtual 24 horas por dia ilimitado. Em um momento em que a população se encontra cada vez mais preocupada com a proteção de sua saúde e a de seus familiares, a seguradora trouxe mais um serviço digital que garante comodidade e, sobretudo, segurança. O atendimento médico virtual é válido também para os cônjuge e filhos do cliente”, afirma Rafael Caetano, diretor de marketing e canais da seguradora.

 

Parceiros importantes da Icatu, os corretores de seguros não foram deixados de lado. “Para nossos corretores, parceiros fundamentais como força de vendas que nos apoiam na conscientização do brasileiro quanto à importância do planejamento para o futuro, contamos com o Educatu. É uma plataforma online de treinamento e capacitação para esses profissionais com novidades e conteúdos diferenciados sobre vendas e mercado financeiro, um importante diferencial competitivo. São mais de 30 cursos online e gratuitos, inclusive tivemos recorde de acesso esse ano durante o período de distanciamento social. Houve um aumento de 282% entre março e julho (durante a pandemia) em comparação com igual período de 2019”, destaca Rafael.

 

O executivo conta que, dentre os cursos mais assistidos estão os de desempenho e argumentação de vendas. “O que mostra que o corretor quer e precisa se atualizar para cada vez mais trabalhar de forma consultiva. Também oferecemos o EducatuLive, um modelo de treinamento ao vivo que surgiu durante esse cenário e permanecerá. As lives já abordaram informações sobre produtos e metodologia de vendas”.

 

Caetano ressalta ainda os cuidados adotados pela empresa pensando na segurança da própria equipe de colaboradores: “Em atenção às nossas equipes do escritório, disponibilizamos equipamentos necessários para garantir a mesma eficiência, agilidade e qualidade de sempre no atendimento remoto. Contamos também com o apoio de alguns colaboradores que usaram sua própria estrutura existente em casa. Em apenas cinco dias, conseguimos migrar a atuação de todo o nosso Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Icatu para home office. Com o sistema na nuvem, conseguimos manter as operações em pleno funcionamento. Todas essas ações contribuíram para que nossas atividades e o atendimento ao cliente continuassem da melhor forma e com segurança. Mesmo à distância”.

 

O diretor ainda enfatiza que o propósito da companhia é contribuir para um Brasil em que as pessoas estejam protegidas e assistidas em todas as fases da vida. “Por isso, este ano, devido à pandemia, criamos uma programação de lives com o apoio de especialistas da Icatu e parceiros do mercado. Temos trazido conteúdos sobre o cenário econômico, nossos produtos, formas de investimento e novos lançamentos. O objetivo é trazer mais informações nesse momento de cenário econômico ainda instável, esclarecer dúvidas e contribuir para conscientizar as pessoas sobre a importância em se planejar para o futuro, seja qual for a fase de sua vida. Tivemos mais de 100 mil acessos até agora”, pontua.

 

A Icatu já vinha se preparando para um ambiente cada vez mais digital, apostando em tecnologia para trazer mais soluções de produtos e atendimento. Na Área do Cliente, por exemplo, segundo Rafael, é possível consultar todas as informações dos produtos de Vida, Previdência e Capitalização, acompanhar reservas em tempo real, acessar documentos, realizar aportes e resgates, editar beneficiários, formas de pagamento e endereço, além de outras facilidades. Já no portal Casa do Corretor, o profissional pode emitir boleto no momento do cadastro do cliente e 2ª via de boletos em atraso, consultar carteira de clientes, realizar cotações online dos produtos de Vida, acompanhar as propostas realizadas nos últimos 180 dias, além de possibilitar a assinatura eletrônica para contratação digital de produtos de Vida e Previdência.

 

“O mundo tem exigido de todos nós mudanças rápidas e resiliência, pois as novas tecnologias não afetam só o modo como fazemos as coisas, mas principalmente nossos modelos e paradigmas. Estamos discutindo agora como podemos criar soluções práticas – a partir das tecnologias – para uma sociedade mais exigente, que busca eficiência, customização e menor tempo de resposta.

O foco está nas necessidades humanas. Tecnologia e comportamento estão caminhando mais juntos do que nunca com o mesmo objetivo: melhorar a experiência. A Icatu conta com um Laboratório de Inovação que utiliza o modelo mental do design e desenvolve pesquisas para trazer produtos e soluções mais alinhadas às expectativas dos clientes e parceiros. É um trabalho a quatro mãos, que leva em conta a jornada do cliente, se estamos oferecendo o melhor para esses consumidores cada vez mais exigentes”, conclui o diretor da Icatu Seguros.

Seguro de automóveis para as próximas gerações, é o tema da quarta parada do CQCS Innovation Latam, para se inscrever acesse: https://zoom.us/webinar/register/WN_BQPbrantQaS5F1HQP8i-Nw

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