Notícias | 29 de setembro de 2014 | Fonte: CNseg

Inovação é a criação em função de necessidades e sonhos

Antonio Penteado Mendonça, jurado do Prêmio da CNseg, em entrevista exclusiva

Jurado do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga, advogado formado pela USP com especialização em Direito Ambiental pelo DSE, na Alemanha, e em Seguros pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde leciona, Antonio Penteado Mendonça é, também, sócio Administrador da Penteado Mendonça Advocacia, atuando, ainda, como presidente da Academia Paulista de Letras e do conselho consultivo da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros (APTS), além de ser conselheiro da Association Internacionale des Droit des Assurances (AINDA) e da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), entre outras atividades.

Em conversa com o Portal da CNseg, na série de entrevistas com todos os jurados do Prêmio, Antonio Penteado Mendonça aborda o tema inovação.

Para o senhor, o que é inovação?

Inovação é a capacidade de criar novas ideias, produtos, serviços e expectativas, ou aprimorar o já existente, em função do estágio de desenvolvimento, necessidades e sonhos de um grupo ou sociedade.

De que forma as práticas inovadoras devem fazer parte da pauta das empresas? Por quê?

As práticas inovadoras, especialmente num mundo como o atual, devem ter tratamento prioritário e diferenciado, sendo incentivadas em todos os níveis e alçadas.
A rapidez das mudanças em todos os setores da vida moderna não permite que antigas rotinas sejam perpetuadas. Inovar, mesmo em empresas consolidadas e com marcas reconhecidas, é condição para o sucesso e o desenvolvimento.
Que setores do mercado de seguros apresentam maior abertura ao investimento e à adoção de práticas inovadoras?
O setor de seguros tem se desenvolvido de forma muito rápida, mas isso não significa que não haja espaço em todos os setores e segmentos para a adoção de práticas inovadoras. Criatividade, competência e profissionalismo são as ferramentas para o sucesso.

Quais são as recentes evoluções percebidas no mercado de seguros no que diz respeito à inovação?
Elas variam bastante e vão de inovações em produtos, até inovações estruturais no desenho das companhias. Mas merece destaque a sofisticação e a abrangência dos produtos, serviços e diferenciais agregados aos mais variados tipos de seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN