Notícias | 16 de junho de 2004 | Fonte: Valor Econômico

Informação é o remédio contra golpe na previdência

Acontece há anos. Bandidos entram em contato com pessoas que têm planos de previdência complementar antigos ou liquidados oferecendo liberar quantias devidas (ou indevidas), mediante um depósito antecipado.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) já identificou uma pessoa, que se identifica como “Coronel França”, que telefona para titulares de planos do tipo Montepio da Família Militar, e diz que um parente ou alguém próximo deixou um seguro de vida. Para resgatar esse seguro, o tal “Coronel França” pede que a pessoa faça um depósito em uma conta corrente. Ele já teve acesso ao cadastro, escolhe os segurados com valores a receber na faixa de R$ 30 mil, R$ 50 mil e costuma cobrar depósito antecipado em torno de 10% a 20% do valor a receber pelo seguro. “Chegamos a encontrar uma Susep falsa em Minas Gerais, com endereço, telefone, superintendente e diretor”, afirma René Garcia, titular da Susep. Desde 1994 o órgão já recebeu mais de mil reclamações de pessoas lesadas. Nos últimos três meses, foram cerca de 90 reclamações em todo país, mas principalmente em Fortaleza, Brasília, Rio, São Paulo e Minas Gerais.

René Garcia está preocupado com esses golpes que podem, admite ele, manchar a imagem do sistema de previdência complementar, um instrumento poderoso de garantia de uma aposentadoria tranqüila e de poupança de longo prazo, fundamental para o país. A Susep acumula dezenas de denúncias encaminhadas à Polícia e ao Ministério Público contra os estelionatários, que agem em todo país. Mas é tudo o que lhe cabe fazer.

Todas as informações necessárias podem ser obtidas no site da Susep ( www.susep.gov.br ). Os canais para reclamação são, além do endereço na internet, o telefone 0-800-218484 e o correio eletrônico da Gerência de Relacionamento com o Público ([email protected]). Os corretores podem ser consultados no site da Fenacor ( www.fenacor.com.br ) e as seguradoras, no da Fenaseg ( www.fenaseg.org.br ).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN