Notícias | 6 de maio de 2019 | Fonte: Revista Apólice

A importância do planejamento em uma corretora de seguros

Executivo fala sobre etapas que precisam ser planejadas e executadas dentro de uma seguradora, servindo como plano de ação para quem quer dar um passo e iniciar um ciclo como empresário

Com objetivo de auxiliar os corretores de seguros que desejam se tornar pessoa jurídica, o CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolcini, relacionou uma série de etapas que precisam ser planejadas e executadas em uma corretora de seguros.

”Atualmente, empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Dar continuidade a essa finalidade requer não só investimento financeiro, é preciso ter muita atenção em cada tomada de decisão para não haver equívocos. Quando mencionamos o setor de seguros em ramos a serem comercializados e a quantidade de seguradoras disponíveis na gestão de atendimento ao corretor, temos que ter em mente toda amplitude do relacionamento com os seus executivos”; explicou.

Balanço anual
A retrospectiva do ano anterior pode auxiliar não só ao equilibrar as contas, mas a avaliar os acertos e os erros durante a caminhada profissional, para que os mesmos não se repitam. Verifique todas as ações postas em prática no último ano e faça um comparativo entre o crescimento dos números, da composição da carteira de segurados e da entrada de novos clientes.

Plano de Metas
Traçar metas não se resume em inserir uma relação de ações a serem concluídas somente no papel. Tenha em mente que para a sua empresa crescer de tamanho, é preciso planejar e executar os objetivos a serem realizados.

Gestão Financeira
O planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa são fundamentais, pois determinam onde e como a receita é aplicada para equilibrar as finanças. É preciso priorizar esse quesito, porque muitas vezes a corretora desenvolve a comercialização de apólices, adquire novos clientes, foca no comercial e esquece que sem caixa, não há o que produzir ou vender.

Gestão de Pessoas
As atividades de umas empresas e todas suas composições iniciam na atuação dos seus colaboradores. Em uma corretora de seguros não seria diferente. Quando falamos em gestão de pessoas, envolvemos todos que fazem parte da empresa, desde o gestor aos seus funcionários. Manter a equipe alinhada quanto ao objetivo que precisa alcançar, é essencial para que a produção do trabalho tenha sucesso. Portanto, é necessário investir em qualificação e satisfação no trabalho.

Gestão Comercial
A área comercial é a mola propulsora do funcionamento de uma corretora de seguros. Para sobreviver, é preciso comercializar apólices e planejar uma meta em relação ao fechamento dos contratos. Ao conduzir todo processo de vendas numa corretora de seguros, é preciso ampliar o relacionamento nas seguradoras e alinhar toda equipe que atua no comercial. Fazer o acompanhamento do plano de vendas e atuar para que o mesmo seja executado requer dedicação e persistência de todos os envolvidos.

Tecnologia
No setor de seguros, a tecnologia está presente em todos os debates. Com a finalidade de facilitar o expediente a corretora de seguros, investir em sistemas que organize os dados dos processos de gestão de vendas, administrativo, financeiro, dentre outros, é primordial como ferramenta facilitadora, proporcionando perspicácia em todas as etapas de conclusão do trabalho em cada setor. Buscar informações com um profissional pode ajudar na escolha de qual estratégia aplicar.

Fidelização da carteira de clientes
Um dos grandes desafios de uma corretora de seguros atualmente é fidelizar seus segurados. As seguradoras oferecem seguros em diversos ramos e com preços onde nem sempre são satisfatórios em alguns casos. Implantar um setor que cuide das renovações e trabalhar para a criar um pós-vendas eficaz, auxilia na hora de fazer com que o cliente perceba a importância da sua empresa prestar a consultoria em seguros para seu benefício e da sua organização, quando os mesmos são empresários.

Investimento em estratégias de Marketing
A criação de um conteúdo relevante voltado para o público alvo no qual a corretora quer atingir, pode auxiliar na comunicação com os clientes. Ferramentas de marketing digital quando são eficazes, pode fazer toda diferença no suporte ao departamento comercial da corretora. Verifique todas as possibilidades dentro do marketing que possa agregar para o seu negócio e nunca hesite em investir, independente de qual estratégia escolheu.


Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN