Notícias | 22 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS

Icatu Seguros promove evento com especialistas sobre cenário econômico

A Icatu Seguros promoveu, dia 22 (terça-feira) o Encontro com Gestores. Voltado aos corretores, clientes e parceiros, o evento  discute o cenário econômico e as tendências e foi dividido em quatro painéis: renda fixa, multimercado, renda variável e cenário econômico.

O presidente da companhia, Luciano Snel, realizou a abertura do evento pontuando que as pessoas estão querendo se informar mais sobre renda financeira, o que reforça ainda mais o propósito da Icatu Seguros. “Sendo uma seguradora de pessoas, queremos ajudar a construir um Brasil onde as pessoas e as famílias se sintam assistidas em todas as fases da vida, um dos pilares é um evento como esse, de educação financeira e democratizar o acesso a produtos de vida e previdência a todos os perfis”.

O primeiro painel recebeu Antonio Coutinho Correa, portfólio manager, da Icatu Vanguarda;  Pierre Jadoul, gestor de fundos de créditos da ARX e Arturo Profili, sócio-fundador da Capitânia

Pierre iniciou sua apresentação afirmando que a renda fixa não morreu e a melhor forma de ver isso é olhar para fora. “Em países desenvolvidos a renda é ainda mais baixa do que vemos aqui e a renda fixa continua sendo a maior classe de ativos”. Ele também explicou que o que “morreu”, por hora, é o conforto do CDI, da selic alta. “O cenário atual vai exigir dos investidores uma diversificação na carteira, talvez você tenha que buscar novas formas de obter rentabilidade, assumindo um pouco mais de risco dentro da renda fixa”.

Arturo, por sua vez, afirmou que o tamanho dos mercados de capitais aumentou muito e que as gestoras conseguem construir as carteiras dos fundos com um mix mais interessante de transações, até com riscos diferenciados. “É isso que o investidor precisa entender, ele tem que buscar investimentos que gerem um certo retorno ao ano acima do governo. Como hoje existem mais casas e mais produtos, você consegue construir carteiras mais diversificadas e diferentes, assim consegue se defender de eventuais tempestades”.

“Estamos no início do grande processo de desenvolvimento do mercado de capitais”, foi assim que Antonio Correa iniciou sua apresentação no primeiro painel. Continuando, ele afirmou: “Temos vivido um ciclo virtuoso muito interessante. Existe um triângulo: mais liquidez no mercado secundário, o que influencia mais gestores a participarem do mercado, o que traz mais empresas a emitirem no mercado de capitais. Esse mercado acabou de começar a pedir seu caminho para financiar todo crescimento que a gente tem travado no país”.

O segundo painel, Multimercado, recebeu Z QUEST, Sérgio Luiz da Silva, gestor responsável pela estratégia macro), Claritas (Damont Carvalho, head responsável pela gestão dos fundos macro) e Occam Brasil (Duda Rocha, engenheiro).

Sérgio explicou que é preciso estar de olho no cenário mundial, o principal ponto é observar as eleições americanas, que tem um método muito diferente de ser realizado. “O banco central americano também teve uma postura diferente, então ele vai estar preocupado com uma inflação de 2,5%. Na Europa estamos de olho na recontaminação. Temos uma curva de aprendizado muito grande, então podemos não ter o fechamento da economia novamente”.

Damont pontuou que os governos fizeram expansões fiscais muito grandes por conta da pandemia. “Tivemos um processo de paralisação da economia para ajudar o sistema de saúde, de uma certa forma, conseguimos passar pelo pior e estamos tendo surpresas positivas”. Ele ainda acrescentou que as dívidas dos países são uma preocupação, além disso, a preocupação também é a eleição dos EUA. “Isso pode mudar a situação do dólar, o que pode ser importante para mercados emergentes”.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN