Notícias | 30 de janeiro de 2020 | Fonte: Revista Cobertura

Icatu Seguros aposta na reformulação de seu portfólio de produtos de vida

Quatro lançamentos marcaram o ano de 2019

O setor de seguros comemorou 2019 com uma taxa de crescimento de arrecadação de 12,6%, a maior dos últimos seis anos, segundo os últimos dados divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Os números mostram uma perspectiva positiva para 2020 e um indicativo de que a mentalidade do brasileiro com relação a necessidade de poupar e se proteger financeiramente vem mudando nos últimos anos.

Porém, o caminho ainda é longo e cheio de oportunidades, principalmente quando olhamos o segmento vida. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, apenas 19% dos brasileiros possuem seguro de vida, enquanto a média global é de 32%. Para reverter esse quadro, a Icatu Seguros, líder entre as independentes em Vida, Previdência e Capitalização, aposta cada vez mais em uma venda consultiva, através de um planejamento financeiro individualizado.

Atenta às mudanças, no último ano a seguradora realizou uma reformulação de seu portfólio, trazendo quatro lançamentos com opções de produtos para empresas e pessoas: Icatu Vida PME; Essencial; Horizonte e o Equilíbrio.

Para criar as melhores soluções para seus clientes, a seguradora aposta em um trabalho inovador com uma equipe multidisciplinar, através da utilização de frameworks de inovação como o Design Thinking, para identificar e entender com mais assertividade a necessidade dos clientes e dos corretores de seguros. Nesta construção os segurados e corretores são os principais protagonistas.

A premissa para os lançamentos foi montar uma grade de produtos que se complementam, com opções flexíveis que podem funcionar para diversas fases da vida do cliente e para vários orçamentos, quebrando o mito do seguro de vida como algo caro. Com o Essencial, por exemplo, é possível combinar coberturas com valores de indenização independentes à escolha do segurado, com opções de contratação a partir de R$ 30 e 100% digital, com assinatura digital da proposta, aceitação automática e pagamento online via cartão de crédito.

Já o Horizonte é a solução para quem busca proteção e a possibilidade de formar uma reserva. Com opções de contratação a partir de R$ 100, o valor das parcelas é sempre o mesmo, atualizado apenas pela inflação, oferecendo também a possibilidade de conjugar com coberturas temporárias até a conclusão de etapas importantes da vida, o que facilita o planejamento financeiro.

O principal destaque do novo portfólio ficou por conta do Equilíbrio, um seguro de vida em formato inédito no Brasil, que reúne opção de prêmio nivelado, contribuição flexível, reserva financeira com rentabilidade garantida e distribuição de resultados financeiros. Este é o primeiro produto brasileiro inspirado no Universal Life (seguro mais vendido nos EUA). Neste produto é possível realizar portabilidades, aportes e resgates permitindo que o cliente tenha liberdade na gestão da sua apólice de seguro de vida, podendo até mesmo ficar sem realizar pagamento de prêmios e não ter sua cobertura cancelada.

Além das novidades em vida individual, outro nicho importante foi contemplado no novo portfólio da Icatu: o de pequenas e médias empresas (PME). Atualmente o Brasil possui 15 milhões de PMEs ativas, que representam 27% do PIB do país. Muitos desses empreendedores buscam soluções para protegerem seus maiores ativos, seus colaboradores, porém na maioria das vezes esbarram em soluções burocráticas. O novo Icatu Vida PME, ideal para empresas de 3 a 499 funcionários, possui coberturas flexíveis e oferece uma contratação simples, com um fluxo ágil de implantação e um sistema de venda criado para aumentar ainda mais a autonomia do corretor.

Para Luciana Bastos, diretora de produtos de Vida da Icatu Seguros, essa reformulação visa atender as demandas do consumidor que busca soluções cada vez mais personalizadas e flexíveis e também representa uma oportunidade para os corretores terem mais opções para ofertarem aos seus clientes. “Por dois anos consecutivos a venda de seguro de vida vem superando a de seguro de automóveis. Poder trabalhar com um portfólio tão completo e com formas atrativas de comissionamento é também uma chance desse profissional se reinventar”, afirma Luciana.

Criar as melhores ferramentas e soluções para otimizar ainda mais o trabalho do corretor é uma das premissas da Icatu. Nos últimos dois anos a companhia esteve dedicada às entregas digitais para sua força de vendas. Iniciativas como o Educatu, o espaço virtual de treinamento e capacitação e a criação do aplicativo Mais + Icatu, que traz informações sobre produtos e campanhas, além de conteúdos relevantes e planos de benefício, tornam o trabalho desse profissional cada vez mais ágil e completo.

Os números provam os bons resultados dos investimentos da companhia. Enquanto o mercado vem crescendo em torno de 13% no segmento de vida, a Icatu apresenta um crescimento de 18%, com avanço de 40% de faturamento no Canal Corretor. “Estamos atentos a todos os canais digitais para a distribuição dos nossos produtos, para estarmos cada vez mais próximos dos corretores e consequentemente, dos clientes. Em 2020 queremos consolidar todos os produtos que lançamos em 2019, já atentos a novas melhorias”, diz Luciana.

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