Notícias | 25 de janeiro de 2022 | Fonte: CQCS

Icatu sai na frente, apresenta novidade no Garantia de Aluguel e gera mais oportunidade de negócio para o Corretor

Um produto que traz novidades em um mercado em plena evolução, com grande potencial para crescer ainda mais nos próximos anos, e que pode ajudar o Corretor de Seguros a expandir e rentabilizar seus negócios. É dessa forma que o diretor de Capitalização da Icatu, Marcelo Oliveira, define, em entrevista ao CQCS, o “Garantia de Aluguel”, título de capitalização que substitui, com vantagens, a figura do fiador, e tem diferenciais relevantes também em comparação a outras garantias financeiras voltadas para esse segmento. 

“Nosso propósito é democratizar o acesso ao produto. A Icatu é a primeira seguradora a parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito o pagamento do título de capitalização de garantia de aluguel. Além disso, para aqueles clientes que não tiverem limite suficiente ou não queiram comprometer o saldo do cartão de crédito, fizemos uma parceria com uma fintech de crédito que pode financiar o valor do título para o cliente em um número ainda maior de vezes. Nem todo mundo tem o valor disponível para pagamento à vista. Além disso, o locatário tem outros custos com a mudança para o imóvel, decoração, etc. A gente traz o cartão de crédito ou financiamento para suavizar esse momento”, acrescenta o executivo. 

Segundo ele, a distribuição é feita 100% pelo Corretor de Seguros, sejam aqueles que têm carteiras próprias ou que atuam diretamente com imobiliárias. “Além disso, o Corretor pode aproveitar a ocasião para oferecer outros tipos de seguros tanto para os locatários quanto para os locadores, aumentando suas carteiras de negócios”, acentua Oliveira. 

Ele assegura que esse produto traz enorme perspectiva. Até pelo fato de o título de capitalização representar, nos contratos em vigor, apenas 3% das garantias utilizadas no mercado de locação no Brasil. A grande maioria é formada por fiadores, pessoas físicas. 

Quando se olha para os novos contratos, o cenário muda, com as garantias financeiras passando a ocupar espaço maior. E, nesse ponto, o título de capitalização leva vantagem inclusive em relação ao seguro e fiança locatícia. “O locatário que opta por utilizar o Garantia de Aluguel pode resgatar 100% do valor pago ao término da vigência do título”, destaca o diretor de Capitalização da Icatu. 

Apenas se ocorrer alguma inadimplência, quem resgata o valor é o proprietário do imóvel para cobrir a falta de pagamento. No seguro, não há resgate”, ressalta Marcelo Oliveira.  Outro diferencial é que esse mercado é bem pulverizado. Mais de 90% dos títulos são contratados por pessoas físicas, o que aumenta as oportunidades para os Corretores de Seguros. Os jovens podem ser um público a ser explorado com mais chances de sucesso. “Acho que não tem um foco específico. Mas, quando você democratiza o acesso e o custo e pulveriza o pagamento, começa a dar mais acesso a pessoas que estão no começo de jornada de independência, ou seja, os mais jovens”, argumenta o executivo. 

Oliveira revela ainda que há uma expectativa de crescimento significativo da receita gerada por esse produto em 2022, a exemplo do ano passado, quando foi registrado um avanço de 13%. “Queremos avançar ainda mais, seguindo na faixa de dois dígitos de crescimento. E as vendas com pagamento parcelado vão ocupar espaço de destaque dentro de nosso total de vendas novas”, frisa.

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros do Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN