Notícias | 24 de março de 2014 | Fonte: Agência DPI

I4PRO se destaca entre as 25 PMEs com Boas Práticas de Gestão de Pessoas

Especializada em Tecnologia para o mercado segurador, empresa têm investido em práticas que valorizam o capital humano

Destaque em 2013 entre as pequenas e médias empresas que mais crescem no país, a I4PRO – Insurance For Professionals acaba de ser premiada entre as 25 pequenas e médias empresas que valorizam as boas práticas em gestão de pessoas. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (21/03) pela Revista Gestão e RH, que avaliou o grupo selecionado pela Revista Exame na pesquisa “250 PMEs que mais cresceram no Brasil”. Foram consideradas informações sobre práticas de liderança, diversidade, qualidade de vida e comunicação nas PMEs.

De acordo com a Gestora Estratégica de Pessoas, Mariana Ghetler, a implantação do departamento na companhia, há três anos, trouxe mudanças significativas que contribuíram para o reconhecimento da I4PRO na premiação. “Muitas áreas de gestão de pessoas não se preocupam com as peculiaridades da empresa onde se encontram, ou seja, tentam ‘cumprir tabela’ realizando apenas tarefas operacionais e funções administrativas simples, assemelhando-se ao antigo conceito de DP (Departamento Pessoal) que tratava pessoas como números – não há mais espaço para isso, cada colaborador tem de ser entendido pela corporação e orientado a aproveitar todo o seu potencial”.

Para ela, investir em programas voltados à sustentabilidade e em responsabilidade social corporativa faz com que a companhia tenha um grande diferencial no mercado. “Preservar nosso cliente, as pessoas que trabalham conosco, suas famílias e o meio ambiente é uma mudança de mentalidade que as empresas estão começando a ter. Queremos que nossos colaboradores venham felizes para o trabalho. Então tentamos criar, constantemente, possibilidades para que aquilo realmente faça sentido na vida deles”, ressalta.

Horário flexível, atividades de interação indicadas pelos próprios trabalhadores, treinamentos através de coaching, jogos empresariais, ginástica laboral, atividades esportivas e de relaxamento estão entre as ações que fazem parte do dia a dia da equipe da I4PRO e que têm contribuído para o crescente sucesso da empresa.

“Trabalhamos com o conceito de ser humano bio-psico-social, sistêmico e em constante mudança. Por isso nossas soluções de qualidade de vida abrangem tanto o físico, como o mental e o social, com o objetivo de trazer aos colaboradores saúde de forma integral”, frisa a gestora.

Segundo ela, este tipo de prática independe do tamanho da empresa, já que está diretamente ligado ao foco que é dado no capital humano. “Se não valorizarmos isso estaremos perdendo vantagens competitivas. A empresa deve ter lucro, pois sem ele não sobreviverá. Mas ela pode conquistá-lo sem prejudicar o meio ambiente, sem fazer com que a vida das pessoas que trabalham lá seja uma miséria e sem fazer com que o mundo se prejudique pela existência da empresa”.

Conforme Mariana, é preciso realizar um diagnóstico bastante crítico a respeito de como são feitas as tarefas, quais são os fluxos de trabalho, quais as características que são a fortaleza da empresa e as dificuldades. Neste sentido as pesquisas de clima organizacional e de satisfação dos clientes foram essenciais para os projetos que têm sido desenvolvidos nos últimos anos.

“Estas melhorias de gestão não são caras para a empresa e o profissional não perderá nada por ter um processo de avaliação de desempenho um pouco mais complexo, dando consciência das competências necessárias para seu cargo, ou por fazer uma reunião semestral com os gerentes, por exemplo. São pequenas atitudes que trazem grandes modificações”, conclui a Gestora Estratégica de Pessoas da I4PRO.

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