Notícias | 31 de maio de 2019 | Fonte: CQCS| Larissa Maia

HDI estuda implantação do modelo Open Insurance no brasil

HDI Seguros discutiu possíveis caminhos para iniciativa dar seus primeiros passos no País

De acordo com conclusão do HDI Talks após discussões onde foi debatido o tema, O modelo Open Insurance, em que o segurado tem autonomia sobre suas informações e das proteções que contrata, depende diretamente de as seguradoras atuantes no mercado estarem dispostas a abrirem-se para uma operação integrada. O evento ocorreu no Distrito Fintech, em São Paulo, na última segunda-feira (27).

O momento atual da empresa que vivencia desde os últimos dois anos uma jornada interna de transformação operacional rumo à digitalização de seus processo, impulsionou a iniciativa da seguradora de implantar o modelo no Brasil. A conversa buscou a troca de ideias sobre desafios e oportunidades que a novidade deve trazer aos players do setor. Denise Ciavatta, Diretora de TI da HDI Seguros, frisou que o anseio por autonomia, demonstrado pelo segurado, “acendeu sinal de alerta às seguradoras”, e que isso estimulou a união de expertises entre elas.

O comportamento do consumidor atual e o modelo mais interligado levou à integração de plataformas e compartilhamento de responsabilidade sobre os dados manuseados, dois pilares do modelo Open Insurance. “Em um mundo onde todos se conectam, é fundamental saber como escalar o negócio”, argumentou a executiva, que reforçou que a necessidade não é ter uma plataforma proprietária, mas a capacidade de se estruturar internamente para esse novo contexto.

“Temos uma jornada enorme de transformação dentro de casa”, reconheceu Denise.

“Processo deve ser de olharmos para nós mesmos e avaliarmos como modernizar o ambiente, ao ponto de viabilizar a construção de um ecossistema plenamente preparado para se conectar com o mundo fora do nosso quintal, que é para onde efetivamente estamos indo”, defendeu a executiva. Para ela, também é essencial as companhias pensarem em novos modelos de negócios, que conectem parceiros e preparem o terreno para facilitar a operação nesse novo contexto.

Vagner Guzella, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros, concorda com esse raciocínio: “Não faz sentido inovar do zero” e o Open Insurance é fruto desse movimento de parcerias e abertura entre empresas, que incorporam, umas das outras, o que cada uma faz de melhor. “Estamos de peito aberto para entender como fazer e aprender fazendo”, resumiu o executivo.


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