HDI estuda implantação do modelo Open Insurance no brasil

31/05/2019 / FONTE: CQCS| Larissa Maia

unnamed (13)

HDI Seguros discutiu possíveis caminhos para iniciativa dar seus primeiros passos no País

De acordo com conclusão do HDI Talks após discussões onde foi debatido o tema, O modelo Open Insurance, em que o segurado tem autonomia sobre suas informações e das proteções que contrata, depende diretamente de as seguradoras atuantes no mercado estarem dispostas a abrirem-se para uma operação integrada. O evento ocorreu no Distrito Fintech, em São Paulo, na última segunda-feira (27).

O momento atual da empresa que vivencia desde os últimos dois anos uma jornada interna de transformação operacional rumo à digitalização de seus processo, impulsionou a iniciativa da seguradora de implantar o modelo no Brasil. A conversa buscou a troca de ideias sobre desafios e oportunidades que a novidade deve trazer aos players do setor. Denise Ciavatta, Diretora de TI da HDI Seguros, frisou que o anseio por autonomia, demonstrado pelo segurado, “acendeu sinal de alerta às seguradoras”, e que isso estimulou a união de expertises entre elas.

O comportamento do consumidor atual e o modelo mais interligado levou à integração de plataformas e compartilhamento de responsabilidade sobre os dados manuseados, dois pilares do modelo Open Insurance. “Em um mundo onde todos se conectam, é fundamental saber como escalar o negócio”, argumentou a executiva, que reforçou que a necessidade não é ter uma plataforma proprietária, mas a capacidade de se estruturar internamente para esse novo contexto.

“Temos uma jornada enorme de transformação dentro de casa”, reconheceu Denise.

“Processo deve ser de olharmos para nós mesmos e avaliarmos como modernizar o ambiente, ao ponto de viabilizar a construção de um ecossistema plenamente preparado para se conectar com o mundo fora do nosso quintal, que é para onde efetivamente estamos indo”, defendeu a executiva. Para ela, também é essencial as companhias pensarem em novos modelos de negócios, que conectem parceiros e preparem o terreno para facilitar a operação nesse novo contexto.

Vagner Guzella, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros, concorda com esse raciocínio: “Não faz sentido inovar do zero” e o Open Insurance é fruto desse movimento de parcerias e abertura entre empresas, que incorporam, umas das outras, o que cada uma faz de melhor. “Estamos de peito aberto para entender como fazer e aprender fazendo”, resumiu o executivo.


Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: