Notícias | 29 de agosto de 2019 | Fonte: CQCS

Governo vai privatizar órgão que administra fundos e seguros

O governo adicionou a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) na lista das novas estatais incluídas no pacote de privatizações articuladas para os próximos meses.

Vinculada ao Ministério da Economia, a ABGF é uma empresa pública, criada em 2013, que administra fundos garantidores e presta garantias às operações de riscos diluídos em áreas de grande interesse econômico e social.

Desde 2015, a estatal administra, por exemplo, o FESR (Fundo de Estabilidade do Seguro Rural), que tem por objetivo manter e garantir o equilíbrio das operações do seguro rural no país e atender à cobertura suplementar dos riscos de catástrofe, inerentes à atividade rural. 

O FESR garante a estabilidade das operações do Seguro Rural, nas modalidades agrícola, pecuário, aquícola, de florestas e de penhor rural.

A ABGF também administra o Seguro de Crédito à Exportação (SCE), que cobre os riscos comerciais, políticos e extraordinários.

A agência dispõe ainda de garantia específica e simplificada do Seguro de Crédito à Exportação para operações de exportação das Micros, Pequenas e Médias Empresas, visando a aumentar a participação dessas empresas nas exportações brasileiras de bens e serviços.

A ABGF é a administradora do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE), que se encontra em fase de modelagem de garantias para projetos de infraestrutura e já desenvolveu produtos para mercados específicos, incluindo as Parcerias Público Privado (PPPs), a Construção Naval e a Captação Externa, entre outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN