Notícias | 18 de junho de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

Governo lança oficialmente o seguro rural

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, realizam lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2004/2005, nesta sexta-feira, 18 de junho.

O Plano define o montante de recursos, investimentos, custeio e comercialização da safra que começa a ser plantada a partir de setembro deste ano. O planejamento também norteará as normas que regularão as operações do crédito rural e reajuste dos preços mínimos para vários produtos agrícolas.

Segundo técnicos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, este ano o Plano traz algumas inovações. Uma delas é a criação de novos títulos que vão alavancar o crédito do setor. Devem ser anunciados o Certificado de Recebível do Agronegócio (CRA), o Certificado de Depósito Agropecuário (CDA), o Warrant de Produto Agropecuário (WPA) e os Contratos de Opção de Venda Privados (COP).Estes papéis teriam como função financiar parte da safra com capital privado.

Outra novidade importante para o setor de seguros é a regulamentação do seguro rural, que permite ao Tesouro Nacional subvencionar parte do prêmio pago pelo produtor. A subvenção econômica ao prêmio de seguro rural era uma antiga reivindicação do setor de seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN