Notícias | 10 de outubro de 2005 | Fonte: Segs.com.br

Governo estuda implantar Educação Financeira nas Escolas

O Brasil possui hoje 42 milhões de famílias que sofrem por endividamento crônico, segundo estatísticas do IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para enfrentar essa situação de inadimplência, o projeto atinge grande parte da população brasileira carente de uma formação educacional de base. Com esse objetivo, o consultor financeiro e palestrante Cláudio Boriola criou a o projeto que institui no currículo escolar a disciplina Educação Financeira, visando preparar os jovens cidadãos a enfrentar o mercado e a vida do dia-a-dia.

Inédita, a iniciativa evitará que a maioria dos brasileiros seja levada ao endividamento, inadimplência e ao descontrole na administração da vida pessoal e familiar. O autor levou a idéia publicamente em nível nacional em 23 de novembro de 2004, quando participava ao vivo de uma entrevista concedida ao programa Mulher.com, apresentado por Rita Maria e transmitido pela TV Século 21 de Valinhos/SP. Após o lançamento e divulgações em suas palestras, o consultor conquistou inúmeros apoios de populares por meio da divulgação pelos profissionais da imprensa nacional e internacional.

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo ? FECESP, que representa aproximadamente 1.200 mil trabalhadores no comércio no Estado, por meio do seu presidente, Dr. Paulo Fernandes Lucania, e mais 64 sindicatos filiados manifestam total apoio à iniciativa. “Na sociedade em que vivemos ninguém é preparado para administrar o dinheiro, nem para usá-lo bem. Na nossa cultura, aprendemos e somos incentivados somente a gastar o dinheiro. Esse projeto vai educar o jovem na administração da sua vida financeira profissional e prepará-lo melhor para esse mundo competitivo. Iniciativas como essas merecem todo nosso apoio” – enfatizou Lucania, líder dos comerciários paulistas.

Também apóia a brilhante iniciativa o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo ? CRECI 2ª Região ? São Paulo, que conta com 23 delegacias regionais e mais de 65 mil corretores inscritos em todo o Estado, que é representado pelo seu presidente, José Augusto Viana Neto ? “Apoiamos a idéia do consultor financeiro Cláudio Boriola para que a implantação da disciplina “Educação Financeira nas Escolas” seja efetuada o mais breve possível” ?comentou Viana.

A idéia de inclusão da disciplina recebeu manifestação favorável e apoio também do sindicalista Sr. Luiz Tenório de Lima ?Tenorinho?, respeitado líder trabalhista, que vê urgência na necessidade de implantação desta idéia a qual fortalecerá mais o cidadão brasileiro na busca de uma vida melhor. “Essa iniciativa merece todo o nosso apoio e principalmente das autoridades educacionais do país no sentido de preparar os nossos jovens para sua cidadania plena” – disse Luiz Tenório.

Boriola destaca que o Brasil, hoje, ostenta índices alarmantes de inadimplência, causando prejuízos não só ao cidadão, mas também ao Estado, provocando uma situação de instabilidade e a infelicidade de suas famílias. Esse projeto visa preparar os seres humanos de uma maneira geral à uma vida mais digna e um país melhor. “O apoio dessas importantes lideranças e do secretário executivo do Ministério da Educação Jairo Jorge, que recebeu o projeto com muita satisfação, fortalece ainda mais a minha incansável luta para gerar mais um benefício ao povo brasileiro” – finalizou o consultor Cláudio Boriola.

O projeto foi entregue ao Secretário Executivo do Ministério da Educação, Sr. Jairo Jorge, em reunião realizada na sub-sede da FECESP em São José do Rio Preto/SP, o qual já esta em estudos e análise pelos técnicos do Ministério para viabilizar a implementação na grade curricular.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN