Notícias | 24 de outubro de 2005 | Fonte: Jornal do Commercio

Garantia para o País e a sociedade

O compromisso com a sociedade brasileira e com o País é a filosofia que faz do IRB-Brasil Resseguros (IRB-Brasil Re) uma empresa notável.

Antigo Instituto de Resseguros do Brasil, o IRB foi criado em 1939 para suprir no País a necessidade de uma empresa genuinamente brasileira que fizesse, em território nacional, as operações de resseguro que até então eram fechadas no exterior.

A companhia é a única resseguradora brasileira autorizada a operar no País. Era necessário favorecer o aumento da capacidade seguradora das sociedades nacionais, para a retenção de maior volume de negócios.

O objetivo visado com a criação do IRB foi alcançado e hoje ele está em condições de fechar o ano com prêmios totais de resseguro na casa dos R$ 3 bilhões.

No ano passado, os prêmios totais de resseguro do IRB somaram R$ 2,876 bilhões, o que representou crescimento de 17,22% ante os R$ 2,454 bilhões apurados no ano precendente.

Desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, quando as operações de resseguro sofreram um boom de preços no exterior, a importância de ter uma resseguradora nacional cresceu ainda mais, o que foi reforçado com a volta de debate sobre a necessidade de grandes obras de infra-estrutura e de investimentos no setor produtivo com o crescimento econômico brasileiro.

O IRB-Brasil Re encerrou o primeiro semestre de 2004 com lucro líquido de R$ 280 milhões, resultado 165% acima do observado nos seis primeiros meses de 2003. Foi um dos melhores desempenhos da sua longa história, apesar da tendência de estabilização de preços no mercado internacional de resseguro detectada na primeira metade deste ano.

Lucros

Com capital dividido entre Tesouro e seguradoras, o IRB deverá encerrar 2004 com lucro líquido de R$ 400 milhões, segundo a expectativa do mercado. Até setembro, o ganho já superou os R$ 328 milhões dos doze meses de 2003, chegando a R$ 340 milhões.

O presidente do IRB-Brasil Re, Lídio Duarte, destaca que, nos 65 anos de atuação, a empresa conseguiu conjugar as necessidades técnicas do negócio com uma aguda sensibilidade no que se refere às possibilidades de intervenção na área social. `Ao longo de sua história, o IRB tem demonstrado seu compromisso com a sociedade e com o País, não apenas no desenvolvimento de suas atividades junto ao mercado segurador, mas também com ações positivas de responsabilidade social`, diz.

Duarte afirma que a palavra que melhor define a atuação do IRB-Brasil Re no mercado segurador brasileiro é parceria. `As empresas sempre puderam contar com o suporte técnico e operacional, bem como com a experiência do IRB-Brasil Re para enfrentar e superar os desafios inerentes ao desenvolvimento do mercado segurador brasileiro.`

Segundo o executivo, o papel do IRB é colaborar de forma decisiva e permanente para o desenvolvimento do mercado de seguros no País. `Nossa receita de sucesso é contar com um quadro técnico altamente qualificado e constantemente estimulado, que impulsiona a empresa a alcançar resultados cada vez mais destacados, sejam financeiros ou sociais`, acrescenta.

Estratégia de valorização

O quadro de funcionários é muito valorizado no IRB-Brasil. Duarte explica que a estratégia de negócios é considerar que os funcionários ocupam um papel central nos negócios. `São eles que fazem a diferença na relação com o mercado segurador. Podemos afirmar que o capital humano é maior ativo de nossa organização. Entre as prioridades do IRB-Brasil Re estão proporcionar aos funcionários desenvolvimento, através de cursos e treinamentos, reconhecer seus diferenciais e oferecer qualidade de vida`, aponta.

Nos últimos dois anos, o IRB-Brasil Re adotou a estratégia de preparar-se para um ambiente competitivo, de forma eficiente e rentável, para igualar o nível de atuação com o das maiores resseguradoras do mundo. Para isso, a empresa tem investido em desenvolvimento comercial, técnico e operacional.

Novos negócios

O objetivo, diz o presidente da companhia, é ampliar os negócios em setores em que a participação ainda não é significativa e melhorar o mix de sua carteira. Um dos alvos do IRB-Brasil, que apresenta oportunidade de crescimento dos negócios, segundo Duarte, é o agronegócio e também a área de seguros de vida.

Lídio Duarte lembra que desde o 11 de setembro, as taxas de resseguro sofreram elevações consideráveis no exterior e o IRB-Brasil Re funcionou como um `amortecedor` para o mercado brasileiro em relação a estas variações externas. Ele acrescenta que houve um reposicionamento de taxas também no Brasil, o que ajudou a melhorar os resultados operacionais da companhia. `Além disso, o contínuo aprimoramento dos critérios de subscrição também tem contribuído para a manutenção de resultados cada vez mais expressivos`, acrescenta.

O presidente do IRB-Brasil Re ressalta a importância de as empresas brasileiras aderirem às ações de Responsabilidade Social, o que o grupo de resseguros já faz desde a criação.

– Já naquela época, tínhamos uma creche para filhos de funcionárias que depois tornou-se uma referência; sala de repouso e de jogos; assistência médica; participação nos lucros; programas de iniciação ao trabalho. Nossos funcionários sempre tiveram tranqüilidade para trabalhar. Hoje, sabemos que as políticas sociais da época estavam corretas – diz.

Cultura

Atualmente, o IRB tem diversos projetos sociais internos. Além disso, a empresa é mantenedora do Museu de Arte Moderna (MAM), patrocinou a reforma da Catedral de Petrópolis, o 42º Festival Villa-Lobos com a gravação de um CD com partituras inéditas, o projeto Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, e doou 193 computadores a entidades que trabalham com a inclusão digital.

– Acreditamos que o IRB atua de forma socialmente responsável desde o dia 3 de abril de 1939, data de sua fundação. Já naquela época, tínhamos uma creche para filhos de funcionárias que depois tornou-se uma referência; sala de repouso e de jogos; assistência médica; participação nos lucros; programas de iniciação ao trabalho. Nossos funcionários sempre tiveram tranqüilidade para trabalhar – conta o presidente do IRB.

Ele aponta que as políticas sociais e de bem-estar do trabalhador usadas atualmente pelas empresas, sempre foram adotadas pela resseguradora. `Vemos, cada vez mais, empresas aderindo à ações de Responsabilidade Social e isso é bom para o país pois significa distribuir melhor a renda, bom para a imagem da empresa perante a concorrência e bom para o funcionário que trabalha feliz e rende mais`, diz.

Entre os projetos internos do IRB estão convênios com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e com a Fundação Mudes.(1)

PERSPECTIVA 2005

A expectativa do presidente do IRB-Brasil Re para o cenário econômico de 2005 é `de prosperidade` e, conseqüentemente, para o mercado de seguros e resseguros.

Ele lembra que a projeção de crescimento econômico permite uma variação positiva do setor. Duarte acrescenta, ainda, que o aumento do PIB implica em importantes investimentos em obras de infra-estrutura com a aprovação das Parcerias Público-Privadas (PPPs)

– A previsão de crescimento do PIB deverá sustentar a evolução positiva dos seguros de ramos elementares, em especial as coberturas para riscos de construção de equipamentos petrolíferos, obras de engenharia, garantias contratuais, crédito interno e externo e coberturas para os riscos da cadeia do agronegócio – destaca.

A área de seguros para pessoas físicas também deve crescer no próximo ano, segundo o presidente do IRB-Brasil Re. Ele explica que o cenário de estabilidade e confiança são `os ingredientes necessários para a ampliação da contratação dos seguros com característica de poupança, como os seguros de vida e os planos de previdência`. Estes planos, segundo ele, também deverão ser impulsionados pelas recentes medidas de desoneração tributária adotadas pelo Governo.

O executivo faz, porém, uma avaliação negativa da recente elevação na taxa básica de juros (Selic) em função do impacto direto na desaceleração do ritmo da atividade econômica do País. `Isto pode levar à suspensão ou adiamento de investimentos por parte das empresas e a contenção de gastos, por parte da população, influenciando diretamente a demanda e contratação de seguro e resseguro`, avalia.

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