Notícias | 29 de junho de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Fusões agitam as seguradoras estrangeiras

O desembarque de executivos estrangeiros da área de seguros no eixo Rio/São Paulo voltou a intensificar-se neste último mês. Eles chegaram com poder e disposição para associar-se, comprar e vender seguradoras inteiras ou, pelo menos, as operações que constituem o filé mignon em termos de rentabilidade: as carteiras de vida e os planos de previdência privada aberta.

Segundo executivos entrevistados, que pediram reserva para seus nomes e empresas, estão em pauta quatro negociações de porte: Canada Life com Icatu-Hartford; New York Life voltando a conversar com o ABN Amro a respeito da Real Seguros; a CitiInsurance buscando vender quatro fundos de PGBL e VGBL, cujo patrimônio chega a R$ 41 milhões; e a das americanas MetLife com Nationwide, que estão em conversações nos Estados Unidos.

A operação mais engatilhada é a venda da Canada Life para a Icatu-Hartford, cujas cláusulas estão sendo analisadas pelos advogados há semanas. A New York Life tenta novamente entrar no mercado brasileiro. Chegou a analisar a possibilidade de comprar a Soma Seguradora, vendida afinal para a MetLife, e também da Canada Life. Mas abandonou os dois projetos quando foi chamada pelo ABN, no início do ano, para retomar as negociações, segundo fontes do mercado, embora o banco, por meio de sua assessoria de imprensa, negue.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN