Notícias | 1 de dezembro de 2005 | Fonte: Funenseg

Funenseg e Fenaseg iniciam curso de sindicância

Nesta primeira fase, que vai até dezembro, serão ministradas três disciplinas: Ações de Prevenção à Fraude, Ética e Cidadania e Conceitos Básicos de Seguros.

No Rio, a aula inaugural aconteceu na sede da Funenseg e foi aberta por Neyze Rocha, gerente de Execução e Logística da Funenseg.

Ela deu as boas-vindas aos 23 alunos e enfatizou a importância da capacitação dos sindicantes. `Vocês vão constatar que esse curso tem muito a acrescentar na vida profissional de cada um`, disse.

A gerente de Ações de Prevenção, Comunicação e Educação da Fenaseg, Elisabeth de Santiago, também falou aos alunos. Ela destacou o caráter inovador da iniciativa. `Cursos de capacitação em Sindicância normalmente focam cada ramo isoladamente.

Esse tem a característica de unificar conhecimentos entre profissionais de diversas áreas`, explicou. `Com essa estrutura, é o primeiro do Brasil`. Depois de Elisabeth, Mario Viola, professor do curso e gerente de Ações de Investigação da Diretoria de Proteção ao Seguro da Fenaseg, assumiu as atividades.

Em São Paulo, a primeira aula teve a presença de Therezinha Vollú, professora do curso e gerente de Gestão da Informação da Fenaseg, de Moisés Ferreira, representante da IASIU no Brasil, e da coordenadora de Ensino da Funenseg, Sonia Regina.[1]

A turma conta com 38 alunos e já há fila de espera. `Também temos pedidos de Brasília, Recife, Vitória e de cidades do Sul`, afirmou Elisabeth, responsável pela organização do curso.

Pesquisas apontam que 10% a 15% dos pagamentos de sinistros equivalem a algum tipo de fraude, número muito alto na opinião de Mario Viola. `Precisamos implementar medidas para impedir que as seguradoras arquem com despesas oriundas de sinistros fraudados. E o curso foi criado também com esse objetivo`, analisou.

O segundo e último módulo, que começa em fevereiro de 2006, terá as disciplinas Técnicas Investigativas, Direito Civil e Criminal e Língua Portuguesa.

A Funenseg, em parceria com a Fenaseg e a IASIU Brasil (International Association of Special Investigation Units), deu início, no último dia 18, ao primeiro módulo do curso Básico de Sindicância em Seguros, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN