Notícias | 26 de novembro de 2018 | Fonte: CDN Comunicação

Fundación MAPFRE reconhece escolas de Minas Gerais e do Acre com melhores projetos de educação para o trânsito

Professores de seis estados brasileiros se reuniram em São Paulo para encontro anual do programa Educação Viária é Vital

Programa da Fundación MAPFRE que promove a reflexão sobre segurança no trânsito em sala de aula, o Educação Viária É Vital reconheceu projetos desenvolvidos por escolas estaduais de Minas Gerais e do Acre em encontro nacional realizado na última sexta-feira (23), em São Paulo, com o objetivo de propiciar a troca de experiências entre professores de todo o país.

Em Tupaciguara (MG), a Escola Estadual Clertan Moreira do Vale desenvolveu o projeto “Trânsito – uma mistura de conhecimento, cultura e valor”, com atividades multidisciplinares para envolver a comunidade escolar na reflexão das condições de circulação viária nos ambientes públicos, detectando e intervindo para a solução dos mesmos, de acordo com a ética, meio ambiente, pluralidade cultural e saúde. A implantação impactou 607 pessoas, entre alunos, professores e funcionários do colégio, além da comunidade.

Também de Minas Gerais, a Escola Estadual Doutor Roberto Belisário Viana, de Pedro Leopoldo, destacou-se com o projeto “Quem faz o trânsito sou eu – instruindo para o futuro”, desenvolvido para conscientizar alunos e comunidade escolar sobre seu protagonismo no processo de educação para o trânsito, envolvendo 170 pessoas.

Já a Escola Estadual Instituto Santa Juliana, de Sena Madureira (AC), se destacou pelo projeto “Trânsito: conscientizando e abrindo caminhos pela vida”. Com o envolvimento total de mais de 740 pessoas, a iniciativa teve como objetivo chamar a atenção de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito no trânsito, permitindo aos jovens descobrirem-se agentes importantes nesse processo. Cada uma das escolas premiadas ganhou um conjunto composto por datashow e tela de projeção.

Encontro Nacional

A agenda do Encontro Nacional do Educação Viária é Vital incluiu painéis de discussão e reflexão sobre “Cidades educadoras e a relação com o trânsito”. Victor Pavarino, pesquisador e gerente em ações de capacitação e consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), falou sobre “Segurança viária – um olhar da Saúde para o tema”; Renata Falzoni, cicloativista, pioneira na valorização do uso da bicicleta no Brasil, fez apresentação sobre “Mobilidade Urbana e Inovação no contexto das cidades educadoras – Bike Legal”.

“Trânsito e as iniciativas para a redução de acidente: Bloomberg Philanthopies – Iniciative for Safety Road” foi o tema da palestra de Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo e diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil.

O evento também incluiu a realização de Laboratório de Inteligência Coletiva (LIC) para socialização dos projetos realizados nas escolas ao longo deste ano.

Educação Viária É Vital

Focado na capacitação de educadores que desenvolvem projetos com alunos de ensino fundamental e médio, o Educação Viária é Vital é uma ação educativa que envolve toda a comunidade escolar em pesquisa e mapeamento sobre as condições de mobilidade nos entornos escolares. A partir daí todos são envolvidos e incentivados a propor soluções por meio de projetos que tornem a circulação mais segura e eficiente.

O principal programa de Prevenção e Segurança Viária da Fundación MAPFRE impactou mais de 100 mil educadores e aproximadamente 4 milhões de estudantes de nove mil escolas, em 100 cidades de 16 estados brasileiros desde 2004. Os expressivos resultados da iniciativa foram apresentados durante o Congresso de Segurança Viária da ONU, na Suíça, em 2015.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN