Fundación Mapfre publica estudo brasileiro sobre solvência

15/05/2019 / FONTE: Revista Cobertura

mapfre

Trabalho desenvolvido em conjunto por pesquisadores da PUC-Rio e UERJ recebeu Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi

A nova edição do Caderno da Fundación apresenta mais um resultado do programa de bolsas de estudos e auxílios a pesquisas da Fundación MAPFRE. O trabalho “Otimização conjunta do capital baseado em risco e da carteira de ativos” tem como objetivo o desenvolvimento teórico e a aplicação prática de um modelo interno para otimização simultânea da carteira e do capital baseado em risco, com sustentação nas melhores práticas internacionais.

De autoria de Davi Michel Valladão, professor do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), César da Rocha Neves, professor do Curso de Ciências Atuariais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Dimas Leão Ramos, gestor quantitativo de portfólio da Visia Investimentos, o projeto foi beneficiado, em 2015, com o Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, na categoria Seguro e Previdência Social, da Fundación MAPFRE.

“Este trabalho teve como foco a inovação tecnológica, produção científica e aplicação prática das técnicas desenvolvidas. Por meio dos recursos disponibilizados, foi possível estabelecer uma colaboração muito frutífera entre duas das principais universidades do Rio de Janeiro”, afirma Valladão.

De acordo com o professor, o objetivo principal do projeto foi a construção de um modelo interno de mensuração do valor de requerimento de capital de solvência (solvency capital requirement – SCR), visando uma ótima alocação da carteira de ativos da companhia de seguros. “Por meio de otimização sob incerteza, nosso modelo procurará uma carteira ótima de ativos que minimize o capital baseado em risco.

Acreditamos que o modelo desenvolvido neste Caderno terá um impacto econômico relevante no mercado segurador por meio do aumento dos retornos dos acionistas e resultado social, graças a um aumento de confiabilidade na capacidade da empresa de honrar seus compromissos futuros”.

Por meio do pilar de Seguro e Previdência Social, a Fundación MAPFRE desenvolve atividades educativas e de pesquisa, cumprindo um de seus principais objetivos: incentivar a formação e a disseminação da cultura do seguro. “A publicação dos Cadernos da Fundación é parte fundamental do processo de intercâmbio de conhecimentos técnico e científico sobre temas ligados ao seguro. Muitos desses materiais se transformam em referência para o setor, o que nos incentiva a produzi-los ainda mais”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación MAPFRE no país e CEO da MAPFRE Regional Brasil.

O estudo completo está disponível em: www.fundacionmapfre.com.br/fundacion/br_pt/images/CUADERNO_DE_LA_FUNDACION_228_tcm1071-547080.pdf
—————————————————————————————————————————————————-

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: