Notícias | 26 de outubro de 2020 | Fonte: CQCS

Fraudes no seguro Auto devem aumentar em 2021

As seguradoras que não estiverem bem preparadas vão “sofrer um pouco mais” em 2021 no que se refere às fraudes na carteira de automóveis. O alerta é do superintendente de Sinistros da Mitsui Sumitomo, Marcos Akimoto. “As fraudes poderão se intensificar em função da situação econômica, com o aumento do desemprego e a queda do nível de renda da população”, observa o executivo, em entrevista para o CQCS. 

Akimoto diz que, em função da pandemia, houve uma redução da ordem de 50% dos sinistros na carteira de automóveis entre março e maio. Consequentemente, também caiu o volume de fraudes, que tem relação direta com os sinistros. 

Contudo, diante dos problemas econômicos, está sendo criado um “ambiente externo muito perigoso” e mais suscetível às fraudes. “As pessoas perderam o emprego, têm dívidas, não conseguem pagar o financiamento do carro nem vender o veículo. Esses problemas afetam diversos setores da economia e não é diferente com o mercado de seguros”, salienta Akimoto. 

Nesse contexto, costumam aumentar as tentativas de fraudes como o “empréstimo” do seguro para amigos e a comunicação de danos causados em colisões que não ocorreram. 

Para o executivo da Mitsui, há ainda um agravante, porque essas fraudes poderão ser praticadas, inclusive, por quem “não é um fraudador usual” e que, portanto, é mais difícil de identificar. “Estamos falando do segurado que pode tentar a sorte diante de uma necessidade. Ele não é uma especialista em fraude, o que torna a identificação mais difícil, porque a gente olha o perfil e vê que a pessoa é a prova de qualquer suspeita. Então, é preciso estar preparado, ter um bom sistema para identificar a fraude”, frisa. 

Ele explica que a Mitsui já conta com uma ferramenta bastante eficaz para identificar possíveis fraudes nos sinistros no ramo auto, a qual foi desenvolvida pela startup francesa Shift. 

Os resultados têm sido tão satisfatórios que a empresa pretende adotar essa ferramenta em outros produtos massificados. “Estamos trabalhando há dois anos nessa ferramenta, que trouxe um aumento de 50% na nossa performance de indicador de fraudes. A ferramenta foi, inclusive, agraciada em premiação realizada por nossa matriz no Japão. Entre todas as concorrentes, de todo o mundo, foi o único projeto premiado desenvolvido fora do Japão”, afirma o executivo. 

Segundo ele, o corretor de seguros também pode exercer um papel preponderante nesse processo, porque tem contato direto com cliente, sabe melhor que a companhia quem é esse segurado. 

Assim, o profissional pode ajudar a identificar casos suspeitos. “Temos situações muito positivas, em que os corretores nos ajudaram em situações que causam estranheza”, revela o executivo. Akimoto acrescenta que essa ação conjunta traz benefícios para o próprio corretor, pois quanto melhor for o resultado de sua carteira na seguradora, mais condições diferenciadas ele terá na comercialização do produto. 

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Um comentário

  1. Jarbas Dutra

    26 de outubro de 2020 às 17:07

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