Notícias | 8 de setembro de 2003 | Fonte: Leandro Prates Soares

Fraude dos Salvados

Vitória da Conquista – Ba, 20 de Agosto de 2003.
Ao
CQCS
At do Srº Gustavo Doria
Ref.: Fraude de Seguros
Venho por meio desta comentar a reportagem exibida pela Rede Globo no programa do “Fantástico” do dia 17.08.03, com o tema: Fraude dos Salvados.
Não estou aqui para dizer quem esta certo ou errado, mas sim lembrar as seguradoras que além de ter que ser empresas sérias e de total idoneidade, elas deveriam se preocupar com os seus parceiros, como: Corretor de Seguros, Empresas de Regulação de Sinistro e Empresas de Sindicância.
Saliento ainda que um trabalho errado dos seus parceiros pode colocar o nome da seguradora em jogo e denegrir a sua imagem, pois os segurados associam esses parceiros como membros da seguradora.
Mas o que me leva fazer essa carta é chamar atenção das empresas que fazem sindicância, que usam o nome das seguradoras e abordam os segurados de maneira despreparada, fazem afirmações erronias e até calunias como foi o caso do “Fantástico”.
Para nós corretores não foram nenhuma novidade, pois vemos constantemente esses despreparos todo vez que se tem um sinistro e que é necessário sindicância.
Já tive um veículo roubada (Moto) que era segurado por uma grande seguradora, mas com uma empresa de sindicância de fundo de quintal. Pois o sindicante me fez cada pergunta que se eu não entendesse de seguro eu ficaria sem resposta, e ainda fez insinuações dizendo-se membro da tal seguradora.
Se eu, como corretor não gostei dessas perguntas, imagine o nosso segurado como fica?
As seguradoras deveriam analisar este momento para reformular o processo de sindicância.
Por isso, que acontece o que aconteceu na reportagem do “Fantástico”, o sindicante comprando declarações de policiais para informar que o veiculo roubado havia sido visto em outro país.
Não estou querendo que as seguradoras deixem de fazer sindicância, pelo o contrário, pois a mesma é necessária para diminuir os altos índices de fraudes.
Peço que as seguradoras utilizem funcionários próprios, com salários fixos para que não haja tantas irregularidades.
No intuito que essas indagações sejam aproveitadas para melhoria da imagem de empresas que buscam o melhor para os seus clientes, antecipo os meus agradecimentos.
Atenciosamente,
Leandro Prates Soares
Sócio-Diretor
Corretora inscrita na Susep nº 0202051046453-8

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN