Notícias | 8 de agosto de 2014 | Fonte: Fitch Ratings

Fitch Eleva Rating da Pottencial Seguradora

A Fitch Ratings elevou, hoje, o Rating Nacional de Força Financeira de Seguradora (FFS) da Pottencial Seguradora S.A. (Pottencial) para ‘BBB+(bra)’ (BBB mais(bra)), de ‘BBB(bra)’. A Perspectiva do rating é Estável.

Principais Fundamentos dos Ratings

A elevação do rating da Pottencial reflete as mudanças estruturais na companhia, que levaram à melhora de economias de escala e de seus indicadores de performance, capitalização e liquidez. Também considera a manutenção da base de prêmios pulverizada, que torna a seguradora menos exposta à ciclicalidade do setor e a grandes sinistros, características do mercado de seguro-garantia. A agência acredita que a seguradora conta com um perfil mais sólido em comparação aos anos anteriores e que esta melhora seja sustentável. A Fitch espera, ainda, que a Pottencial mantenha crescimento e perfil financeiro saudáveis a médio prazo, ao mesmo tempo em que consolida sua rápida expansão recente.

Em função do forte crescimento dos prêmios emitidos em 2013 e nos primeiros cinco meses de 2014, a participação de mercado da Pottencial no ramo de seguro-garantia atingiu 11,1% em maio de 2014 (8,2% e 5,8%, em 2013 e 2012). Com isso, a companhia tornou-se a terceira maior seguradora neste ramo em termos de prêmios emitidos, mas com o foco em pequenas e médias empresas (PMEs) e exposições de risco modestas. A expansão foi possibilitada pelas injeções de capital em 2013, assim como por meio da transferência da maior parte dos negócios e equipe de fiança bancária do ex-acionista da seguradora, Banco Pottencial S.A. (Banco Pottencial), à Pottencial.

Em 2013, a Pottencial recebeu aporte de capital, no montante de BRL80 milhões, em várias etapas. Isso levou à melhora nos indicadores de alavancagem e de capitalização, sendo que os passivos líquidos/patrimônio líquido (PL) e os prêmios ganhos líquidos/PL foram reduzidos para 0,81 vez e 26,9%, respectivamente, ao final de 2013 (1,81 vez e 52,9%, respectivamente, em 2012). A Fitch espera que a alavancagem aumente à medida que os prêmios cresçam. Porém, acredita que permanecerá adequada para o rating atual da companhia (passivos líquidos/PL abaixo de 1,80 vez).

Apesar da recente entrada da Pottencial nos ramos de fiança locatícia e riscos de engenharia, seu foco permanece em seguro-garantia, que respondeu por 97% dos prêmios emitidos ate maio 2014. Diferentemente da maioria das seguradoras de seguro-garantia, a Pottencial foca os negócios de varejo. Isto resulta em sua base de prêmios pulverizada. Até março de 2014, a importância segurada dos vinte maiores clientes correspondia a 11% do total (12% em 2013, 16% em 2012).

Os indicadores de performance da Pottencial apresentaram melhora significativa em 2013 e até maio de 2014. Isto foi decorrente do crescimento dos prêmios, que levou à diluição de custos, além da manutenção da baixa sinistralidade e do bom resultado financeiro. A Fitch acredita que a melhora seja sustentável a médio prazo, uma vez que a companhia planeja continuar focando os negócios de varejo, nos quais possui boa experiência, ao mesmo tempo em que diversifica gradualmente a sua atuação em outros ramos ligados ao seguro-garantia.

Em dezembro de 2013, 80% da carteira de investimento estavam investidos em títulos públicos altamente líquidos, cujo risco de crédito é considerado baixo. O restante estava investido em depósitos bancários e em letras financeiras emitidas por instituições financeiras. No mesmo período, os ativos na carteira de investimento corresponderam a altos 2,32 vezes as provisões técnicas líquidas (1,39 vez em dezembro de 2012).

A política de retenção da Pottencial é conservadora, com um limite de retenção por risco em seguro-garantia equivalente a 4,1% do PL ajustado, patamar similar ao dos pares locais, em maio de 2014. Seu programa de resseguros engloba uma sólida, embora concentrada, base de resseguradoras.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN