Se não existe possibilidade de fracasso, então a vitória é insignificante Robert H. Schuller

notícias

Fenacor vai à Justiça contra a Youse

03/11/2016 / Fonte: CQCS

fenacorEm nota de esclarecimento divulgada nesta quinta-feira (03/11), a diretoria da Fenacor repudiou, de forma veemente, o que classificou de “conduta ilegal e irresponsável” da direção da Youse Seguradora. A Federação anunciou que vai recorrer à Justiça, adotando as medidas legais cabíveis contra a insistência daquela empresa em atuar ilegal e irregularmente, “sem ética mínima e em desrespeito à legislação”.

No texto, a direção da Fenacor pontua, em cinco tópicos, respostas a release distribuído pela Youse para a imprensa, no qual esta empresa faz, inclusive referência a entrevista exclusiva concedida pelo presidente daquela federação, Armando Vergilio, ao CQCS. “A distribuição do texto para a imprensa engana pessoas leigas e desavisadas sobre supostas vantagens de se contratar um seguro, sem consultas a um corretor de seguros devidamente habilitado e registrado, ou a uma seguradora tradicional para fazer a cotação”, rebate um trecho da nota.

A Fenacor reafirma, no comunicado, que a atuação da Youse no mercado de seguros é “além de imoral, ilegal”. Para a federação, há uma similaridade entre a forma como essa empresa atua e a estratégia adotada pelas associações que comercializam a chamada proteção veicular. “Trata-se de atuação típica de mercado marginal, uma vez que não tem registro nem autorização da Susep para operar”, critica a federação.

A entidade também rebate a alegação de que a Youse atua como a “primeira plataforma brasileira de venda de seguros 100% online”. Segundo a federação, esse argumento também é irreal, pois esta figura “não existe e não está prevista no organograma e na legislação do mercado de seguros no Brasil”.

Veja, abaixo, a integra da nota da Fenacor: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Depois da distribuição de release com conteúdo enganador, a Fenacor – Federação Nacional dos Corretores de Seguros se posiciona contra a conduta ilegal e irresponsável da direção da Youse Seguradora. A Federação, que representa os corretores de seguros de todo o Brasil, pretende tomar as medidas legais cabíveis mediante a insistência da empresa em atuar ilegalmente e irregularmente, sem ética mínima, em desrespeito à legislação.

Sobre a Youse e matéria “5 curiosidades que você talvez não saiba sobre seguros”, vale destacar:

1 – A Youse distorce e modifica o contexto do vídeo citado

O release altera o contexto de uma das respostas do presidente da Fenacor, Armando Vergilio, em entrevista ao portal CQCS, comprovando, assim, a extrema má-fé dos dirigentes da Youse. A distribuição do texto para a imprensa engana pessoas leigas e desavisadas das supostas “vantagens” de se contratar um seguro, sem consultas a um corretor de seguros devidamente habilitado e registrado, ou a uma seguradora tradicional “para fazer a cotação”.

Trata-se de uma interpretação burlesca e nitidamente mal intencionada, mediante flagrante violação à legislação em vigor. O profissional de seguros é de extrema importância para o mercado, com seu papel histórico de protagonista dos negócios, que gera o equivalente a mais de 85% da produção do mercado brasileiro.

2 – Youse tem atuação ilegal no mercado

A atuação da Youse no mercado de seguros é além de imoral, ilegal, e não se difere em quase nada das associações que comercializam a chamada “proteção veicular”. Trata-se de atuação típica de mercado marginal, uma vez que não tem registro nem autorização da Susep para operar.

A alegação falaciosa de que a Youse atua como a “primeira plataforma brasileira de venda de seguros 100% online” é também mentirosa, pois esta figura não existe e não está prevista no organograma e na legislação do mercado de seguros no Brasil. É uma invenção buscando mascarar a atuação de uma seguradora que iniciou suas atividades, conforme largamente divulgado em todos os canais de comunicação, sem estar ainda devidamente legalizada.

3 – A empresa já foi notificada pela Susep

A Susep já notificou os responsáveis pela Youse, determinando que cessem de imediato suas atividades irregulares e que não façam mais propaganda enganosa. E, muito menos, a comercialização ilegal de seguros, como pode ser comprovado pela nota, neste link: http://susep.gov.br/setores-susep/noticias/youse-seguros-nota-de-esclarecimento.

A Youse, de forma ardilosa, se aproveita da autorização preliminar do órgão regulador, que a permitiria apenas a convolar atos societários, passou a agir como se fosse uma seguradora autorizada. Agora, diante da manifestação da Susep, tenta se esquivar, dizendo ser uma plataforma online da Caixa Seguros.

Isso não desfaz e nem descaracteriza a irregularidade de sua atuação, inclusive através de várias propagandas enganosas que continuam sendo veiculadas.

4 – Perigo para consumidores

Na prática, a Youse é ainda mais perigosa para os consumidores desavisados que as associações que comercializam a “proteção veicular”, pois tem maior poder econômico e também, segundo dizem, o total respaldo da Caixa Seguros. O total respaldo desta empresa configura, aliás, um total absurdo, pois temos uma seguradora ligada a um banco oficial atuando na ilegalidade dentro de um mercado regulado e supervisionado pelo estado. 5 – Riscos para o mercado com novas empresas ilegais

A Fenacor faz um alerta às demais entidades representativas do mercado, como a CNSeg, a FenSeg e a FenaPrevi, para que fiquem atentas a esse assunto. Há riscos para todo o mercado de seguros brasileiro com a Youse, sendo uma espécie ampliada da “proteção veicular”, só que, agora, online, abrangendo o patrimônio e a vida das pessoas, com venda pela internet. Se nada for feito rapidamente, o mercado logo estará ocupado por outras várias ações irregulares, ilegais e nocivas aos reais interesses da sociedade.


.
  • listagem

Atenção:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário sobre esse vídeo. Se ainda não fez o seu cadatro, por favor, clique na área "Entre", no topo da página. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:


13 comentário(s)

    DIASBHZ CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    RICHARD DEZSY

    AUGUSTO MUELLER - SUSEP 10.0702048

    CREIZE GOMES CORREA

    JUNGBLUT CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

    JOSÉ ADENIR PANHO - PANHO CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    EDIVALDO JUNIOR

    Marisa Prado

    ARMINDO MEDEIROS FORTUNATO

    BEGHINI ADMR E COR DE SEGUROS LTDA

    PONTO CERTO CORRETORA DE SEGUROS

    Vagner Braga

    Jose Valter