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8 pontos - papo com lideranças

Executivo da Sompo Seguros aponta oportunidades em meio à crise e destaca importância do Corretor de Seguros

08/07/2016 / Fonte: CQCS

a5Com mais de 20 anos de experiência no mercado segurador, Eduardo Fazio de Arecippo Lima foi anunciado recentemente pela Sompo Seguros como novo Diretor Comercial responsável pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e regiões Norte e Nordeste. O executivo chegou com o objetivo de contribuir com a estratégia da companhia de expandir atuação, aumentar o share de mercado e dar suporte às oportunidades de negócios por conta da ampliação do portfólio de produtos da seguradora.

Formado em administração de empresas (UNICE), com extensão em Gestão de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV) e MBA em Liderança (Fundação Dom Cabral), já atuou na liderança de equipes de diferentes linhas de produtos, na gestão de acordos comerciais e outros mecanismos de relacionamento com corretores de seguros, implementação de programas de seguros e grupos de afinidades, além de ampla atuação em mercados regionais do Norte, Nordeste, Interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Corporativo.

Eduardo Fazio de Arecippo Lima conversou com o CQCS e falou sobre o novo desafio e o momento da Sompo Seguros. Confira!

CQCS: Qual é o tamanho do desafio de assumir a posição de Diretor Comercial responsável pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e regiões Norte e Nordeste?

Eduardo Fazio de Arecippo Lima: O desafio é grande, assim como são igualmente significativas as oportunidades. A companhia tem metas agressivas de crescimento e as regiões contempladas na minha diretoria têm um peso relevante. Já temos novos produtos a serem lançados e estamos estruturando as estratégias para dar suporte à distribuição desses novos produtos, o que também vai contribuir para que possamos aumentar o share de mercado que já estão no portfólio e têm potencial para crescimento.

CQCS: Como os seus 20 anos de experiência no mercado segurador podem ajudar a companhia?

Eduardo: Ao longo da minha carreira tiver oportunidade de coordenar estratégias de distribuição para seguros Corporativos, Saúde e Ramos Elementares, entre outros. Nesse período, estabeleci uma rede de relacionamento com agentes que permitiram conhecer as demandas e também identificar as oportunidades em cada região. Portanto, conhecer cada mercado é crucial para termos bons resultados. Vale ressaltar que já contamos com uma estrutura comercial relevante em todas as regiões que estão sob minha supervisão. E destaco também o suporte do diretor Fernando Grossi que é um profundo conhecedor e também vivenciou as nuances regionais do setor. Enfim, chego para integrar um time coeso que tem uma missão clara de aumentar a participação da Sompo nessas regiões e contribui r com o fortalecimento do mercado.

CQCS: A Sompo Seguros é uma companhia que tem uma parceria muito forte com os corretores de seguros. O que você pretende fazer para fortalecer ainda mais essa relação?

Eduardo: Um dos motivos de minha vinda se deve ao fato de que acredito que trabalhar em parceria com o corretor de seguros e lhe prover os recursos necessários para que ele possa prestar a consultoria adequada aos seus segurados é a melhor maneira de tanto fidelizar sua base de segurados, quanto conquistar novas oportunidades.

CQCS: Na sua opinião, qual é a importância do corretor para o crescimento da companhia?

Eduardo: O corretor de seguros tem um papel crucial na sociedade. Defendemos que, além de consultor, o corretor tem também o papel de educador. Nos tempos de incertezas na economia, esse papel fica ainda mais evidente porque o seguro deve fazer parte do planejamento financeiro de cada indivíduo ou empresa. Cabe ao corretor de seguros orientar quanto à importância de manter as apólices de seguro em dia, bem como dos produtos mais adequados que podem ser estratégicos e garantir a situação financeira, seja pessoal ou empresarial, no caso de alguma eventualidade.

CQCS: Qual a estratégia da Sompo Seguros para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e regiões Norte e Nordeste?

Eduardo: Já temos um planejamento com nossa estratégia de ação estruturada para os próximos anos. Nossa equipe comercial está focada nesse plano que deve dar suporte ao crescimento da companhia nessas regiões.

CQCS: No atual cenário econômico, a quais segmentos o corretor deve estar atento?

Eduardo: A companhia é líder no segmento de Seguro Empresarial no Rio de Janeiro há mais de seis anos. Também temos inserção no mercado local de seguros residenciais e condomínio. Um ponto importante é que nossa marca tem credibilidade e confiança do segurado, o que ajuda ainda mais nas nossas estratégias. Em 2015, a companhia cresceu substancialmente em Seguros de Vida no Rio de Janeiro. O advento dos Jogos Olímpicos também traz oportunidades para os seguros Empresariais e de Responsabilidade Civil por conta das atividades direta ou indiretamente ligadas ao evento.

Já no Nordeste, a economia local dos Estados nos faz ficar atentos às janelas de oportunidade que poderão ser indicativos de crescimento de algumas de nossas carteiras. Em Pernambuco, por exemplo, ainda há muito foco no seguro Automóvel. Ali há oportunidades de expansão para muitos produtos. Mas também é necessário um esforço para levar a conhecimento do consumidor a importância das diferentes modalidades de seguros. Outro produto bastante contratado é o Seguro Empresarial. O mercado local conta com muitos varejistas e a parte de serviços é grande e forte no estado.

Outro mercado promissor é o de Manaus, que por conta do Polo Industrial os seguros corporativos e benefícios podem ser boas demandas, mas a concorrência entre corretores de seguros nessas linhas ainda é baixa. Não há tantos profissionais especializados nestas categorias, o que aumenta significativamente as chances de quem pretende expandir sua área de atuação e, com isso, seu faturamento.

CQCS: Como você avalia o momento da Sompo Seguros?

Eduardo: A empresa tem como objetivo realizar uma oferta cada vez mais personalizada para os clientes e, por isso, tem incluído em seu catálogo de produtos diferenciados. Como resultado, registramos no primeiro trimestre deste ano um crescimento de 11,3% em Prêmios de Seguros, o que significa R$ 721,3 milhões em Prêmios de Seguros ante R$ 648,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado. A expectativa segue com maior crescimento e alinhamento com o grupo Sompo.

CQCS: Por favor, deixe uma mensagem aos corretores de seguros.

Eduardo: O momento econômico pelo qual o Brasil passa hoje exige que tenhamos uma postura adequada a esse cenário. Nos deparamos com notícias que não animam em nada quem as lê, queda do PIB, da empregabilidade e dos níveis de atividade da indústria e do comércio são alguns dos fatores que podem assustar bastante o consumidor. É comum pessoas e empresas sentirem a pressão do ambiente de instabilidade e já pensarem nos meios de “apertar o cinto”. Com isso, o trabalho de prospecção e orientação dos segurados está mais intenso e os corretores de seguros devem estar atentos às melhores práticas para abordarem seus clientes.

Porém, até o momento, como afirmado antes, nossos resultados têm sido bastante satisfatórios e estão dentro do que planejamos para esse ano.

Gostaria de ressaltar que uma empresa que traz um cronograma de lançamentos de produtos como o que vimos fazendo nos meses recentes, só pode ser considerada uma companhia que tem boas perspectivas de mercado. E temos mesmo! Para nós e para nossos parceiros corretores de seguros.

 

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    ROGERIO WOLF CORRETORA E ADM DE SEGUROS LTDA

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