Notícias | 18 de agosto de 2020 | Fonte: Seguradora líder

Evento discute mobilidade urbana

Na última quarta-feira, dia 12/07, especialistas se reuniram para discutir mobilidade urbana no Summit Mobilidade Urbana 2020. Com o tema “Inovar para incluir: novos caminhos para que as cidades sejam mais diversas e democráticas”, o evento contou com uma série de painéis para debater novas ideias e alternativas para reduzir engarrafamentos, o funcionamento de transporte público acessível e de qualidade, as desigualdades socioespaciais e a democratização dos espaços. O evento, na íntegra, pode ser conferido aqui.

O painel “Garantir a segurança a todos e todas” buscou identificar os perfis mais vulneráveis no uso de meios de transporte. A diretora de Sustentabilidade da Fundação MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, alertou para os perigos envolvendo a mobilidade das pessoas idosas. “O estudo [realizado pela MAPFRE], divulgado recentemente, mostra que 81% dos deslocamentos desse grupo são feitos com maior frequência a pé ou de ônibus”.

Durante o evento, Aleksandro Montanha, CEO da Seebot, apresentou uma solução que pode economizar tempo de todos aqueles que precisam se deslocar nos centros urbanos. O Semáforo Agent permite o controle da abertura e do fechamento de semáforos nos cruzamentos para possibilitar o fluxo contínuo e seguro dos veículos. A tecnologia está presente no Brasil e em outros dois países.

A prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita, também esteve entre os convidados em destaque. Ela falou das alterações na capital de Roraima, onde vivem 450 mil pessoas, o que representa 70% da população do estado. Nos últimos anos, a cidade experimentou uma mudança cultural, que incluiu a criação de 350 quilômetros de calçadas com acessibilidade para todos os cidadãos. “Com a construção de ciclovias com largura entre 1,2 metro e 2,5 metros, a cidade conseguiu reduzir em um terço os acidentes dos ciclistas em 2019”, comemorou.

O evento também contou com apresentações de cases consolidados e de possibilidades de transformações. O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Silvani Alves Pereira, aproveitou a oportunidade para mostrar o desenvolvimento de um aplicativo para integração da mobilidade na região metropolitana de São Paulo com tarifa cobrada de forma única. “A plataforma vai unir diversos modais para oferecer viagens mais rápidas ou com menor custo para os passageiros”.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN