Notícias | 12 de fevereiro de 2020 | Fonte: Revista Cobertura

Especialista fala sobre gestão de condomínios em locais alagados pelas chuvas

Atualmente, temos na capital paulista aproximadamente 30.000 condomínios. Somente nos últimos 5 anos a cidade ganhou mais de 1000 condomínios.


Considerando ainda que na grande São Paulo temos perto de 48.000 condomínios, o que corresponde a 48.000 síndicos, concluímos que a figura do síndico ainda na sua maioria é de moradores condôminos que abdicam de parte de seu tempo para gerir o condomínio, assessorados por sua vez pelas suas administradoras.


É algo que consome muito tempo e desgasta muitas vezes a relação com outros condôminos, sem contar as extensas responsabilidades cíveis e criminais, que causam contendas que se estendem por após o término da gestão.


Com certeza é um dos nichos de trabalho mais promissores e rentáveis, levando em consideração especialmente o crescimento imobiliário previsto em 2020.


Gestão em momentos de crise como as enchentes


Mas e as responsabilidades? Como gerir tantas questões conflituosas, especialmente em momentos de caos como o que ocorreu na última segunda-feira, 10 de fevereiro, em muitos condomínios e prédios da cidade de São Paulo, que tiveram suas garagens inundadas?


E a questão da desvalorização dos imóveis por conta das enchentes? Poucas pessoas sabem, mas o valor dos apartamentos cai em locais acometidos pelas inundações.


A partir da larga experiência assessorando esse setor, o facilitador e especialista em gestão condominial, Ayrton Bicas, desenvolveu um curso completo, no qual aborda questões administrativas e jurídicas.


Devido ao despreparo para as demandas administrativas, inclusive dúvidas relacionadas às questões das enchentes que deixaram muitos moradores ilhados em seus apartamentos, ele alerta e orienta sobre os cuidados, obrigações e responsabilidades, como rateio e divisão de custos advindos das despesas e prejuizos provocados por alagamentos.


Ayrton Bicas, aborda ainda em seu curso, diversos aspectos desse universo cheio de desafios. Segundo ele, o conhecimento e acesso às informações, especialmente na esfera jurídica e cìvel formam a base para uma boa gestão e solução dos desafios do setor, especialmente em momentos de crise como ocorrido na última segunda-feira.


Ele alerta sobre a necessidade de pensar e trabalhar esse tema nas capitais que crescem verticalmente em ritmo acelerado e carecem cada vez mais de profissionais preparados.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN