Notícias | 28 de janeiro de 2019 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Especialista em seguros faz alerta sobre tragédia em Brumadinho

Na última sexta-feira (25) uma barragem da mineradora Vale rompeu-se em Brumadinho, Minas Gerais, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, na região metropolitana. Foi informado que já há cerca de 292 pessoas desaparecidas e  60 mortos, o que caracteriza essa tragédia como maior que a de Mariana, que aconteceu há três anos. Gustavo Mello, especialista em Gerenciamento de Risco, falou em uma entrevista ao G1 a respeito da responsabilização dos responsáveis pela tragédia.

Grande parte das vítimas do desastre eram funcionários e terceirizados da companhia, já que, no momento em que aconteceu o rompimento, a área administrativa estava repleta de funcionários trabalhando no local.

Gustavo Cunha afirmou que é necessário punir de forma mais severas a quem é responsável por assinar laudos que viabilizem o funcionamento de barragens, por exemplo. “No momento em que eles (os responsáveis) forem responsáveis civilmente, criminalmente ou até com punições administrativas, não podendo trabalhar com mineração por um período longo de anos, terão medo de assinar laudos apenas para cimprir burocracia”.

Ainda segundo Mello, emitir laudos com uma validade de um ou cinco anos pode não garantir tanta segurança, mas há engenharia suficiente para que um laudo de seis meses seja capaz de garantir a segurança de uma barragem.

Créditos de imagem: Rede de Globo de Televisão

__________________________________________________________________________________________________________

Deseja fazer parte do Grupo Bom Dia Seguro no WhatsApp do CQCS? Realize o seu cadastro através do link abaixo e venha compartilhar conhecimento com os colegas Corretores de Seguros. http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. ROGERIO WOLF CORRETORA E ADM DE SEGUROS LTDA

    28 de janeiro de 2019 às 10:52

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN