Notícias | 15 de agosto de 2018 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Especialista da SulAméria fala sobre a importância do controle do colesterol para o organismo

O colesterol é conhecido por ser responsável por obstruir artérias e causar problemas sérios no coração que podem até mesmo levar à morte. Entretanto, o que muitas pessoas não imaginam é que ele também executa uma função importante no nosso organismo: é utilizado por nossas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteróides (estrógeno e testosterona). O colesterol é produzido em nosso corpo, principalmente no fígado, mas também é encontrado em alimentos de origem animal. Por outro lado, apesar de desenvolver funções específicas, os níveis elevados de colesterol estão vinculados a doenças cardiovasculares, tais como infarto agudo do miocárdio. Para essas situações, recomenda-se dieta balanceada e atividades físicas regulares, e, quando for preciso, uso de medicamentos específicos, como recomendam os especialistas.


O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, instituído para ser lembrado dia 8 de agosto, foi criado com a função de incentivar a sociedade a se atentar mais para os cuidados com a saúde. “Muitas pessoas só se atentam aos malefícios do colesterol ruim quando já estão em estado grave de alguma doença cardiovascular”, pontua o consultor médico de relacionamento da SulAmérica, Renato Dauar. Na entrevista a seguir, o especialista explica como cuidar do colesterol alto:


O que de fato é o colesterol e qual a importância dele para o organismo?

Dr. Renato Dauar: Quimicamente falando, o colesterol é um álcool que precisa de lipoproteínas para ser carregado pelo sangue. O colesterol tem sua maior formação pelo próprio organismo, cerca de 75%, e o restante adquirimos na nossa dieta, ou seja, 25%. Ele é muito importante para nós, seres vertebrados, por fazer parte dos nossos hormônios e da bile.

Qual a principal motivação para um alto nível de colesterol? O peso tem interferência nesses níveis?

Dr. Renato Dauar: Os níveis de colesterol são influenciados por antecedentes genéticos, ingestão excessiva de alimentos ricos em colesterol e sedentarismo. O peso está intimamente relacionado a um perfil de pessoas, na sua maioria, que tem um consumo alimentar maior e/ou são sedentárias. É sabido que a atividade física diminui os níveis de colesterol quando praticada de forma regrada, de modo geral, quatro vezes por semana.

Quais foram as alterações nas metas do colesterol de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia? E como elas interferem na rotina alimentar das pessoas?

Dr. Renato Dauar: A Sociedade Brasileira de Cardiologia alterou as metas de colesterol para pacientes classificados com alto risco de desenvolver infarto do miocárdio, ou seja, para as pessoas com diabete melitus, HAS, com aterosclerose periférica, etc. A meta de níveis de LDL-colesterol para essa faixa de pacientes, passou de 70mg/dL para 50 mg/dL. As recomendações alimentares não mudam em nada. Continuam as orientações para ingestão de alimentação rica em verduras, grãos e carnes magras e sempre de forma moderada e variada.

Quais os hábitos diários ajudam a prevenir os altos níveis de colesterol?

Dr. Renato Dauar: Vale ressaltar que o colesterol é importante para nosso metabolismo e que devemos ter ingestão de uma alimentação variada, porém com baixos níveis de gorduras, associada à atividade física. Desta forma, estaremos nos protegendo dos altos níveis de colesterol e principalmente diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Quais são os tratamentos/medicamentos mais eficazes?

Dr. Renato Dauar: O tratamento passa por mudança de estilo de vida, incluindo a atividade física regular. Os medicamentos, quando necessários, pertencem a classes das estatinas e medicações que diminuem a absorção intestinal, a ezetimiba, por exemplo, e as combinações de ambas essas classes de remédios.


Formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Renato Dauar atua há 28 anos como Cardiologista. Possui MBA em Gestão de Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência em hospitais como Beneficência Portuguesa, Hospital Leforte, Hospital do Coração e Hospital e Maternidade São Luiz. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dauar possui o Título de Especialista de Cirurgia Cardíaca pela SBCCV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular), e atualmente é Consultor Médico de relacionamento da SulAmérica.


O Consultor de Bem-Estar é uma das iniciativas do SulAmérica Saúde Ativa, com a intenção de ajudar seus segurados a mudar os comportamentos para que eles possam melhorar a qualidade saúde, além  de bem-estar, reduzindo assim os riscos a médio e longo prazo, inclusive o controle de colesterol. Mais informações sobre essa e outras iniciativas da SulAmérica estão disponíveis através do site do Programa Saúde Ativa (www.sulamerica.com.br/saudeativa)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN