Notícias | 7 de fevereiro de 2020 | Fonte: CQCS

Espanha autoriza primeira Insurtech atuar como seguradora

Estruturada com tecnologia própria, a Hello Auto tem o apoio de resseguradoras como Munich RE, Mapfre RE e Swiss RE e, agora, tem autorização do regulador espanhol do mercado de seguros para atuar como seguradora e, dessa forma, passa a ser a primeira insurtech a operar como seguradora. A notícia foi divulgada pelo site português Eco Seguros.

O projeto nasceu em 2017 e é, desde a segunda metade de janeiro de 2020, a primeira ‘neo seguradora’ na Espanha, fornecendo seguros 100% digitais e exclusivamente baseados em tecnologia desenvolvida internamente.

“Somos uma companhia seguradora, não uma corretora nem uma agência de subscrição” realça Martín Martínez, diretor geral de Desenvolvimento da Hello Auto.

A marca (Hello Auto) é propriedade do Hello Insurance Group, por sua vez participado por um grupo de empresas de capital espanhol. Toda a plataforma da Hello Auto está baseada no conceito ‘pay as you drive’ e em tecnologia própria. Para a atividade que desenvolve e incursão no mercado, a startup tem o respaldo de várias resseguradoras como a Munich RE, Mapfre RE, Swiss RE, Scor e QBE.

A empresa tem sede em Sevilha e conta com 40 colaboradores para garantir aos clientes uma poupança de 50% no gasto anual de seguro. A Hello Auto reconhece que a ideia de transformar a indústria constitui “um desafio” mas, segundo determina Manuel Santiago, CEO e fundador da insurtech, citado no portal profissional Grupoaseguranza, “vamos converter todos os veículos dos nossos clientes em automóveis conectados”.

A seguradora está promovendo o «Hello Auto Connect», um dispositivo digital baseado em telemetria que inclui diversas funcionalidades como assistência à condução; detecção de acidentes; geolocalização, bafômetro, sistema antirroubo, função hotspot, vídeo e e-Call, entre outras. Atualmente, a Hello oferece três apólices diferenciadas pelo leque de coberturas englobadas e comercializadas, por venda direta, através de apps da companhia.

Os objetivos de expansão passam por abordar o segmento de veículos partilhados (shared mobility ou carpool) e o mercado de motociclos. Aconselhada pelas resseguradoras suas parceiras, a Hello Auto será prudente na aceitação de riscos em outros ramos e locais fora da Espanha, mas não descarta crescer no futuro para outros países.

Em Portugal, a única startup do vertical seguros licenciada junto do regulador do setor é a Lovys. No entanto, de acordo com os dados disponíveis no website da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), a insurtech nascida em Leiria – mas com operação sediada em França – está registada e autorizada a operar no mercado português como entidade de mediação para os ramos Vida, não Vida e resseguro.

O ramo automóvel e os seguros pet são mercados-alvo no foco atual da Lovys.

Entenda as principais mudanças que as insurtechs estão trazendo para o mercado de segurados,  participando da terceira edição do CQCS Insurtech & Inovação, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho de 2020. O evento contará com a participação de representantes de agências reguladoras, seguradoras, insurtechs, investidores, prestadores de serviços tecnológicos e empreendedores do seguro de todo o mundo que tem interesse no desenvolvimento de negócios com foco na inovação em seguros na América Latina.  

______________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN