Notícias | 6 de novembro de 2018 | Fonte: Segs

Entrevista com o Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder

O Seguro DPVAT é um direito de mais de 208 milhões de brasileiros, mesmo sem apuração de culpa, constituindo um instrumento de proteção social singular. Construir um modelo de gestão eficiente e sustentável para esse seguro, que garanta o cumprimento de seu papel de forma transparente, ágil e eficaz, é uma tarefa desafiadora e um dos compromissos da atual administração da Seguradora Líder. Com o objetivo de comentar as medidas em curso para o aperfeiçoamento do Seguro de Acidente de Trânsito, convidamos o presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder, Roberto Barroso, para uma entrevista exclusiva nesta edição da newsletter “Seguradora Líder Informa”. Confira:

Qual a percepção da Presidência do Conselho de Administração sobre o atual momento da Seguradora Líder?

A Seguradora Líder é uma empresa privada e, como todas, precisa estar, permanentemente, se renovando. A atual diretoria, liderada pelo presidente Ismar Tôrres, vem investindo nessas mudanças, com foco especial no combate à fraudes, com uso intensivo de tecnologia. Todos os procedimentos e contratos estão sendo revistos, buscando colocar a Seguradora Líder em um patamar adequado de eficiência operacional. A internalização de processos considerados estratégicos – que, desde o início das operações da Líder estavam sob a responsabilidade de terceiros e, agora, estão sob o comando de equipes próprias – apresentam resultados visíveis.

Impressiona-me, particularmente, a competência e a capacidade de trabalho dos atuais executivos e gestores da Seguradora Líder. Temos um time mais do que adequado ao atual momento de transformação da Seguradora Líder.

Quais as principais diretrizes do Conselho de Administração para a Diretoria da Seguradora Líder?

As principais diretrizes estão inseridas no Planejamento Estratégico, guia básico de direção não só para a Diretoria, mas para todos os que trabalham na Seguradora Líder. Aqui, gostaria de destacar a necessidade de melhorarmos muito a nossa atenção para com as vítimas de acidentes de trânsito. Não há como falarmos em avanços, se não houver percepção de melhoria no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, causados por veículos automotores.

Em seguida, precisamos buscar, incessantemente, a eficiência operacional, mediante correta alocação de recursos. Gastar mais com os “bons gastos”, que nos ajudem a bem cumprir o nosso objeto social, reduzindo, ou mesmo eliminando, os “maus gastos”, não necessários para execução de nossas atividades.

Como você avalia as mudanças introduzidas pela Seguradora Líder nesses dois pontos: melhoria do atendimento ao cliente e busca constante pela eficiência operacional?

Entendo que os avanços conquistados no aumento da eficiência operacional pela diretoria da Líder, seus superintendentes, gerentes e demais colaboradores são fantásticos. A recente criação da área de Controladoria deu materialidade a essa eficiência, a partir da produção de indicadores que permitem aos gestores da Seguradora ter visão cristalina do que ocorre em todas as relações da companhia, adotando as medidas corretivas de forma focada e tempestiva. A revisão de contratos e formas de relacionamento com fornecedores também vem produzindo importante redução de custos, que permitem à Seguradora Líder melhor investir na consecução de seus objetivos estratégicos.

Já no campo da melhoria do atendimento ao cliente, precisamos avançar ainda muito. As bases para isso estão sendo fundadas pela atual Diretoria: simplificação na exigência de documentos; digitalização; emprego de inteligência artificial no combate às fraudes; melhor entendimento entre as seguradoras integrantes do Consórcio DPVAT; revisão de processos internos, entre outras modificações. Infelizmente, o tempo de maturação dessas mudanças é longo. Acredito que, a partir do início do próximo ano, esses resultados se materializarão, com maior efetividade no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, causados por veículos automotores.

Você gostaria de deixar uma mensagem final aos leitores de nosso Informativo?

Muito vem sendo feito para melhorar a atuação da Seguradora Líder, parte importante, mas não única, do Sistema DPVAT. Sabemos que há muito mais por ser feito do que o já foi feito. Com o apoio recebido de todos vocês e a partir de estudo de benchmarking realizado em 36 países, com apoio de renomada Consultoria Externa, temos já identificadas as principais mudanças que precisam ser feitas no sistema, em todos os níveis (Legislativo, Conselho Nacional de Seguros Privados, SUSEP, Seguradora Líder e Seguradoras Consorciadas). Precisamos do apoio de todos nessa empreitada. Temos, no Brasil, um seguro muito bem idealizado de cobertura às vítimas de acidentes de trânsito, mas que, como tudo, precisa ser atualizado e aprimorado.

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