Notícias | 17 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS

Entenda os impactos do blockchain no Mercado de Seguros

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre blockchain e os potenciais usos da tecnologia em diversos mercados e segmentos da economia. Mas e no mercado segurador, quais serão os impactos? Para esclarecer o tema, o fundador e CEO da TEx, Omar Ajame, publicou artigo no blog da insurtech, no qual explica como funciona exatamente a tecnologia e ainda cita pontos em que tem causado grande impacto no setor.

“Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que blockchain não é uma moeda virtual, apesar de ter nascido com a primeira criptomoeda, o Bitcoin. É um conceito de arquitetura computacional que pode ser implementado por qualquer empresa que tenha know-how para isso. O processo criado e utilizado para a implementação do Bitcoin pode ser utilizado para qualquer tipo de contrato — ou smart contract — visando à validação de etapas encadeadas. O blockchain é um grande livro digital em que cada registro, chamado aqui de bloco, é inserido e permanece imutável, com um carimbo de tempo”, ensina Ajame.

O empreendedor explica que essa validação das alterações feitas em novos blocos na cadeia ocorre de forma anônima, criptografada e descentralizada em um intervalo regular de tempo — alguns minutos geralmente — pelos participantes do bloco.

“A cada modificação, a etapa anterior é mantida e essa modificação tem que ser validada por outros participantes da cadeia, ficando os novos dados registrados. Isso permite transparência e rastreabilidade no processo de validação dos documentos. Por exemplo, o bloco 5 de uma cadeia de blocos é dependente da autenticidade do bloco 4, que também é dependente de todos os seus antecessores nesse aspecto”, diz.

Para conferir o artigo completo acesse o link https://www.textecnologia.com.br/blog/tecnologia/blockchain-mercado-de-seguros/.

___________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

 
 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN