Notícias | 23 de setembro de 2020 | Fonte: ENS

ENS adota novo sistema de avaliação dos alunos, totalmente online

A migração de cursos presenciais para a modalidade a distância e a adoção maciça de aulas em plataformas digitais, em função da pandemia do novo coronavírus, fizeram a ENS buscar um novo sistema de avaliação dos alunos, realizado totalmente de maneira online.
 
Em junho, a Escola iniciou um projeto piloto com alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Para eles, foram aplicadas provas com fiscalização remota de imagem e som captados por câmera e vídeo, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom. Cada aluno recebeu e-mail nominal, com usuário e senha para acesso às provas, bem como orientações sobre como proceder, teste de simulação, pré-requisitos, postura, advertências, proibições e casos de anulação.
 
Depois dessa primeira experiência, que foi exitosa, em agosto, foi a vez dos candidatos inscritos no Exame de Certificação Técnica fazerem a avaliação no mesmo formato. “Antes da pandemia, nossos cursos eram oferecidos nas modalidades presencial e online, mas as provas e exames, somente na presencial. Com a Covid, tivemos que nos adaptar rapidamente ao novo cenário imposto para melhor atender aos alunos. Um dos maiores obstáculos que tivemos foi com a aplicação de provas e exames. Decidimos, então, migrar tudo para o formato online”, esclareceu a gerente da Escola Virtual da ENS, Esmeralda Rocha.
 
Monitoramento autônomo com inteligência artificial
 
Após o projeto piloto, o sistema passou por pequenos ajustes, a fim de que as provas online pudessem ser aplicadas para um número maior de alunos. “Planejamos uma comunicação direta com eles, na qual listamos os pré-requisitos necessários, e fizemos a simulação de uma prova para que se ambientassem ao novo sistema. Somente após o resultado da simulação efetivamos a aplicação da prova online, que foi um grande sucesso”, relatou Esmeralda.
 
Neste mês de setembro, as provas por disciplinas aplicadas aos alunos do Curso Intensivo para Habilitação de Corretores de Seguros, cujas aulas são 100% online, ganharam mais um diferencial: o monitoramento autônomo baseado em inteligência artificial.
 
Antes de cada exame, cada aluno recebeu por e-mail orientações detalhadas para realização da prova sem intercorrências. A Escola Virtual da ENS efetuou um teste de compatibilidade, dois dias antes, para correção de eventuais problemas. “Para que tudo desse certo no dia da prova, informamos aos alunos os pré-requisitos a cumprir, entre eles possuir webcam e microfone, desativação de notificações, de sistemas antivírus e firewall, e apresentação de documento de identificação válido com foto recente”, afirmou a gerente da Escola Virtual.
 
“É por isso que procuramos informar antecipadamente aos alunos como eles devem proceder, deixando bem claro, por exemplo, que não é permitido realizar a prova em dispositivos mobile, como celular e tablet. As medidas são muito bem definidas e comunicadas de forma objetiva, para que possamos garantir o sucesso deste novo procedimento e avaliar nossos alunos de maneira justa e satisfatória. Os resultados das seis primeiras provas demonstraram o mesmo nível de aprovação das provas presenciais, comprovando que o sistema, com todas as suas vantagens, veio para ficar”, finaliza a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN