Notícias | 1 de julho de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

Empresas ainda têm muito a avançar nas operações on-line

Os profissionais das grandes empresas não acreditaram ao receber as constatações apontadas pela pesquisa “Perfil da Empresa Digital 2003/2004”, realizada pela Fiesp e pela FEA/USP, com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Compuware e da Câmara e-Net. Uma dessas constatações demonstra que, fora das grandes corporações, a disseminação da tecnologia como ferramenta de negócios ainda é incipiente e muita coisa é feita exatamente como no início do século: manualmente.

Os resultados da pesquisa provam, entre outras coisas, que ainda há muito mercado a ser explorado pelas fornecedoras de tecnologia no segmento das micro e pequenas empresas.

Alguns números interessantes do estudo dizem respeito ao uso da Internet como ferramenta de negócios. De acordo com o levantamento, apesar de ser alto o nível de utilização do e-mail, o acesso à Internet banking e o uso da Web para pesquisa ainda é restrito. Enquanto isso, para oferta de serviços, a rede é pouquíssimo utilizada, tanto pelas grandes quanto pelas menores.

As constatações coincidem com o momento em que o mercado de seguros está prestes a reconhecer e normatizar a assinatura digital e o comércio eletrônico como ferramentas importantes para o setor.

A partir da publicação das normas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as instituições do setor estarão autorizadas a implementar processos em meios eletrônicos nas operações de seguros e previdência, incluindo a adoção de assinaturas digitais para todas as partes envolvidas com o contrato de seguros.

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