Empresário bilionário entra no mercado de seguros e lança produto inovador

22/05/2019 / FONTE: CQCS

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Em matéria publicada no UOL nesta quarta-feira (21/05), destaca a trajetória do chinês Jack Ma que é considerado um dos homens ricos do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 41,3 bilhões. Empresário, investidor e filantropo, ele é co-fundador presidente da Alibaba Group, um conglomerado de tecnologia multinacional.

Entre as atividades mais recentes que tornaram Jack Ma milionário, está a venda de plano de saúde on-line com cobertura para câncer, através da Ant Financial, listada entre as startups mais valiosas do mundo.
Lançado há apenas sete meses, o seguro de saúde Xiang Hu Bao já tem cerca de 65 milhões de clientes, que pagam pequenas mensalidades e são agrupadas para ajudar a cobrir custos de tratamento para clientes que sofrem de câncer, Alzheimer e até ebola. “Nenhuma seguradora atenderia uma base de clientes desse porte”, garante o vice-presidente da Ant Financial, Yin Ming, em reportagem publicada pelo “Bloomberg News”.

Vale destacar que essa espécie de “crowdfunding” para assistência médica é comum na China. A Ant Financial é apenas uma das 50 empresas comercializam planos que são, basicamente, “coletivos on-line”. É um modelo feito sob medida para a China que, na era do smartphone, ganhou um mercado potencial de mais 700 milhões de clientes, que podem pagar mensalidades e até anexar documentos e despesas médicas com apenas alguns cliques no aparelho.

Segundo a reportagem, produtos digitais de seguro, que incluem desde apólices vendidas on-line até cobertura de seguro relacionada a dispositivos portáteis, pode render prêmios de US$ 174 bilhões até 2020, segundo a consultoria de pesquisa Oliver Wyman, que chama a tendência de “Insuretech”.
De acordo com relatório da consultoria, o mercado de seguros da China, as mudanças trazidas pela Insuretech estão provocando “uma revolução”.

Mas, ainda há obstáculos. O lançamento do Xiang Hu Bao sofreu objeções da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, que ameaçou não permitir a classificação desse serviço como produto de seguro.
Para resolver o problema, a Ant Financial ajustou o nome para usar um caractere chinês diferente e renomeou o Xiang Hu Bao como um “serviço por assinatura complementar ao seguro de saúde convencional”.

COMO FUNCIONA.

A matéria publicada pelo “Bloomberg News” explica que a ideia básica do produto é que, quanto mais pessoas assinarem o serviço, menor vai ser o preço. Segurados com mais de 29 dias e menos de 40 anos têm direito a cobertura de 300 mil iuanes, enquanto pessoas de 40 a 59 anos podem receber indenizações de até 100 mil iuanes.

Cada membro não paga mais do que 0,1 iuane – ou 1 centavo de dólar – pela indenização de outra pessoa. Os pagamentos são deduzidos das contas Alipay dos usuários. Pessoas com histórico de doenças crônicas não são qualificadas para participar e as indenizações só são pagas depois de 90 dias no plano.
Quando surge uma disputa, um júri de centenas de milhares de usuários pré-aprovados vota se a indenização deve ser paga.
Neste mês, a Ant Financial lançou um plano para pessoas de 60 a 70 anos para cobertura de tratamento de câncer.
Há, no entanto, quem alerte que esses planos de saúde por assinatura ainda estão longe de serem perfeitos. É o caso do analista Kelvin Chu, para quem os segurados podem ficar expostos a uma seleção adversa, onde membros mais saudáveis saem e outros menos saudáveis permanecem no grupo. “A falta de opções de preços e indenizações é outra limitação”, adverte Chu.

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    Leonardo Sant'Ana C de Queiroz

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