Notícias | 28 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Empresa de tecnologia para o sistema financeiro mira entrada no mercado através do Open Insurance

A Tecban está com planos relacionados ao mercado de seguros. Uma matéria publicada pelo site Mobile Time informou que, assim como faz no Open banking, a empresa de tecnologia pretende atuar no open Insurance, possibilitando que as informações possam ser trocadas através de sua plataforma. Fernando Tassin, gerente de open insurance da companhia, explicou que há, inclusive, a possibilidade de a companhia passar a oferecer seguros em seus canais de atendimento.

O gestor explicou ao site que, por meio desse movimento, empresas de seguros terão chance de desenvolver produtos mais aderentes, com o cliente no centro e, com isso, haverá uma melhora na diversificação de ofertas, ao mesmo tempo que o mercado gera uma competição a partir da interoperabilidade de dados. “O Corretor passa a atuar como consultor, até porque ele tem mais conhecimento sobre o cliente que a seguradora. No modelo atual, as seguradoras já oferecem multioferta aos clientes. Mas o fato de ter a multioferta não significa que o cliente tenha acesso à melhor oferta. Uma análise mais apurada de dados, permite oferecer seguros que a pessoa geralmente usa”, explica.

Contudo, com apenas 73 empresas que aderiram à fase 1 do open insurance, Tassin explica que há barreiras na tecnologia, como o fato de que a partir do sistema aberto de seguros as seguradoras precisarão ter uma visão completa dos consumidores, que hoje podem estar apartadas. Outro problema citado pelo executivo é a falta de comunicação com o cliente. Como exemplo, lembra que os seguros para veículos, apesar de uma categoria ampla, atinge apenas 30% da frota de carros no Brasil.

O open insurance brasileiro está na primeira fase, de compartilhamentos de dados públicos das seguradoras, como canais de atendimento. A próxima fase acontece em setembro deste ano. Nela, o consumidor escolhe se compartilha seus dados pessoais com empresas. Entre essas informações estão históricos de pagamentos, dados de apólice, sinistros de telemetria, previdência e capitalização. 

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