Notícias | 19 de julho de 2018 | Fonte: CQCS | Ivan Netto

Empresa de monitoramento de veículos completa um ano de solução inovadora

A Sat Company acaba de completar um ano de operação com seu rastreador híbrido do mercado, que une RF Lora (radio frequência) à tecnologia GPS/GPRS. O objetivo da solução é aumentar os índices de recuperação que vinham sendo afetados negativamente pelo uso de inibidores de sinais (jammer).

Para dificultar a identificação e retirada do rastreador, a equipe de engenharia da empresa preocupou-se com a descaracterização do equipamento. “O resultadoé que o rastreador passou a ser imperceptível já que possui o formato de uma peça original do veículo, hora uma buzina, hora um módulo de injeção ou ignição”, explica Marco Puerta, CEO da Sat Company.

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Um dos desafios do projeto foi conseguir utilizar a tecnologia rádio frequência Lora em todas as ocorrências de roubo e furto que envolvessem os veículos rastreados pela empresa. A solução encontrada foi o desenvolvimento de uma rede proprietária, compostas de várias células que se intercomunicam. “Na prática, todos os veículos que possuem o equipamento R12 Lora instalado funcionam como antenas receptoras e transmissoras, formando atualmente a maior rede de cobertura RF Lora do Brasil. Uma vez que utilizem inibidores de sinais durante as ocorrências o equipamento detecta a perda do canal GPS/GPRS e através do RF Lora emite um sinal de S.O.S ao veículo da base mais próximo a ele”, esclarece Puerta.

Outro ponto-chave do dispositivo é que ele possui telemetria embarcada, possibilitando por meio da instalação do R12-Lora, o monitoramento do perfil do condutor. A precificação do seguro de forma individualizada, que já acontece na Europa é tendência no mercado segurador do Brasil, por esta razão a Sat Company fez questão de manter a tecnologia GPS/GPRS como tecnologia principal do produto.

O banco de dados da empresa armazena todo o histórico de transmissões que possibilitam traçar de forma bastante assertiva o perfil do condutor e confrontar as informações prestadas no ato da contratação do seguro por meio das seguintes informações:

– CEP de pernoite (se o CEP informado é realmente onde o veículo pernoita);
– KM de rodagem: total de km rodada por dia, semana, mês e ano;
– Informação de utilização do veículo em horas por dia e por região;
– Direção Perigosa: Análise de aceleração, frenagem e troca de faixas;
– Crash Detection: o equipamento é capaz de detectar colisões e permite reconstituir todo o histórico do evento.

Saiba mais em http://seguro.satcompany.com.br/index.php

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