Notícias | 4 de agosto de 2014 | Fonte: Revista Cobertura

Em julho, ICES cai pelo 6º mês seguido

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, caiu para 81,3% em julho, três pontos percentuais abaixo do resultado apurado em junho, quando chegou a 84,3%.

Já o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) continuou em queda em julho, agora pelo 6º mês seguido. O percentual apurado – 80,8% – é o menor desde que esse indicador foi criado, há dois anos.

Como tem sido uma característica ao longo de 2014, o motivo principal para essa trajetória é a expectativa desfavorável com o comportamento futuro da economia.

Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, os percentuais apurados em julho indicam um avanço no grau de preocupação entre executivos das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e com as possíveis consequências nos seus negócios.

Ele revela ainda que uma das poucas notícias favoráveis nesse último cálculo foi a pequena recuperação registrada no grau de confiança das resseguradoras, captado pelo ICER (Índice de Confiança e Expectativa das Resseguradoras). Neste caso, sobretudo pela expectativa mais favorável quanto à rentabilidade futura dessas companhias.

Veja, abaixo, a variação dos indicadores entre maio e julho:

tabela - 000

AVALIAÇÃO. A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação à opinião média de cada um dos setores analisados.

a) Crescimento da Economia Brasileira

tabela - 001

b) Rentabilidade do seu setor

tabela - 002

c) Faturamento do seu setor

tabela - 004

4) Sobre o ICSS

– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros.

– Todo final de mês são enviadas perguntas de múltipla escolha, em que executivos das empresas respondem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas.

– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.

– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.

– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Quanto maior o valor, mais otimista está o segmento.

– O ICSS é divulgado na primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.

– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.

– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.

– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais: permitir a comparação com outros indicadores similares; tornar-se uma fonte teórica e acadêmica; e o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões. (Fenacor)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN