Notícias | 7 de junho de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

e-Learning muda forma de aprendizado em empresa de seguros

A MAPFRE Seguros adotou o ensino a distância on-line no ano 2001 visando reduzir custos com o treinamento dos novatos. “Estes colaboradores passavam três meses só recebendo informações sobre a companhia para depois serem indicados para as áreas em que iriam trabalhar. Manter o colaborador em treinamento por tanto tempo consumia muito dinheiro e passamos a buscar outras formas de oferecer os cursos. Foi quando apostamos no e-Learning”, explica a Diretora de Recursos Humanos Corporativo, Cleide Fonseca Rodrigues.

A experiência foi bem sucedida, contudo, despertou novas necessidades, como a possibilidade de desenvolver cursos mais específicos e ampliar a gerência do conhecimento na companhia.

Hoje, 93% dos colaboradores da companhia fazem cursos através da Internet, um índice alcançado graças a atuação pró-ativa da Diretoria de Recursos Humanos Corporativa. “Para criar a cultura do treinamento à distância tivemos que tornar os cursos obrigatórios, mas isto não bastava. Era preciso cobrar de quem não atendesse à determinação. Hoje, damos um prazo de 75 dias para o colaborador fazer todos os cursos básicos e acompanhamos com facilidade através dos relatórios on-line a situação de cada colaborador, detalha Cleide.

A plataforma de ensino também possibilitou outras conquistas para a MAPFRE. Três meses após ter implantado sua nova ferramenta de ensino a distância on line, a empresa foi surpreendida pelo surgimento espontâneo de Comunidades Virtuais de Aprendizagem, um novíssimo conceito em e-Learning. Segundo Adélia Belo, coordenadora de Desenvolvimento e Treinamento da companhia, alguns colaboradores descobriram a funcionalidade na ferramenta e se agruparam por conta própria na plataforma. “Nem tínhamos estimulado a formação das comunidades. A primeira Comunidade Virtual de Aprendizagem a se formar reuniu alunos do curso “Desenvolvimento de Líderes”. Outras duas são formadas, respectivamente, por profissionais interessados em um mesmo assunto e integrantes de um projeto em andamento na companhia.

Diante dessa nova realidade, a empresa tem lançado, todos os meses, novos cursos através de seu programa de treinamento “Aprendendo a Aprender”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN