Notícias | 1 de abril de 2004 | Fonte: Valor Econômico

Duarte propõe `paraíso´ para resseguro

Fazer do Rio uma espécie de paraíso fiscal para a área de resseguros. A idéia data da década de 90 e foi trazida à tona novamente pelo presidente do IRB-Brasil Re, Lídio Duarte. De acordo com ele, após a crise argentina, a América Latina ficou descoberta no setor e os negócios passaram a ser fechados em Miami. “Existe espaço para transformar o Rio num pólo de negócios off-shore. Mas é preciso que seja feito um movimento conjunto com os empresários do setor de seguros”, disse.

A estratégia de Duarte, além de fortalecer a cidade como pólo do setor de seguros, é de criar condições de competição para as empresas brasileiras no exterior. Para Duarte, outros setores já começaram a pensar grande e com isso as exportações aumentaram significativamente, e é preciso que o segmento financeiro também planeje sua internacionalização. “Sempre reclamam que nossa legislação protege as companhias locais. Precisamos minimizar isso, mas compensar com o crescimento de nossas empresas para outros mercados”, sugeriu.

O presidente do IRB, que participou ontem de um evento do setor na Câmara Americana de Comércio, disse ainda que as condições para a privatização total da estatal de resseguros poderiam estar completas a partir de 2006, quando deve estar concluído o processo de revisão do marco regulatório. Ele ressaltou que o ideal é que o IRB passasse a ser controlado por um consórcio formado por grandes fundos de pensão. “Desta forma estaria assegurado que a empresa ficaria dentro do país.”

Para Duarte, a retomada da economia brasileira vai favorecer o setor de resseguro, principalmente com a retomada de obras de infra-estrutura, além da perspectiva de revitalização da indústria naval no Rio. Ele estima que o faturamento do IRB deve ter, este ano, um acréscimo entre 15% e 20% sobre os R$ 2,9 bilhões apurados em 2003.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN